Ministro iraniano vai aos EUA discutir questão nuclear
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, viajou para Nova York, nesta terça-feira (16), para uma nova rodada de negociações com representantes de seis potências mundiais que buscam um acordo sobre o programa nuclear do país .
Publicado 16/09/2014 13:23

Zarif lidera a delegação iraniana para as negociações com o Grupo 5 +1 (os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha), previstas para a quinta-feira (18), em paralelo com o 69º período de sessões da Assembleia Geral da ONU.
O ministro das Relações Exteriores também se reúne com a chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton.
A delegação iraniana começa na quarta-feira (17) à noite reuniões bilaterais com os membros do G5 + 1 e continua na quinta-feira de manhã, disse o Ministério das Relações Exteriores do Irã, que expressou a esperança de que a União Europeia tenha um papel ativo para resolver a disputa nuclear.
As diferenças de opiniões que têm impedido um acordo entre as partes estão forçando consultas bilaterais com autoridades dos Estados Unidos, Rússia e China, além das reuniões já previamente agendadas entre todos os negociadores.
O Irã, no entanto, confirmou que seguirá defendendo o seu direito de uso pacífico da energia atômica e que pretende preservar as conquistas de seus cientistas nucleares. “Estas são linhas vermelhas não negociáveis".
Fonte: Prensa Latina