Ucrânia pede mais 2 bilhões de euros de ajuda à União Europeia

O governo ucraniano pediu à União Europeia a disponibilização de mais 2 bilhões de euros de ajuda macrofinanceira, declarou na terça-feira (16), durante a sessão do comitê de integração europeia da Rada Suprema, a diretora do departamento de dívida e apoio financeiro internacional do Ministério das Finanças, Galina Pakharchuk.

Fachada do FMI em Washington

Em junho a Comissão Europeia transferiu para a Ucrânia mais uma parte da ajuda macrofinanceira no valor de 500 milhões de euros. A primeira remessa de 100 milhões de euros do primeiro apoio macrofinanceiro tinha sido entregue em 20 de maio.

“Nós solicitámos à União Europeia apoio macrofinanceiro no valor de 2 bilhões de euros”, declarou Pakharchuk. Fontes nas estruturas da União Europeia confirmaram a existência desse pedido e explicaram que esse montante é formado por dois pedidos diferentes da parte ucraniana.

A Ucrânia se encontra neste momento à beira do default. As autoridades esperam salvar a economia do país com recurso a empréstimos externos, incluindo por parte do FMI.

Fonte: Voz da Rússia