Vice-ministro russo e embaixador francês discutem reforma da ONU

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Guennadi Gatilov, discutiu com o embaixador francês Jean-Maurice Ripert a iniciativa francesa de reforma do Conselho de Segurança da ONU, diz o comunicado publicado no site do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia.

Conselho de Segurança da ONU - ONU

Anteriormente a França tinha apresentado sua iniciativa para a realização de um encontro a alto nível na semana ministerial da Assembleia Geral da ONU para debater a questão da limitação do uso do veto no Conselho de Segurança. De acordo com a iniciativa francesa, nomeadamente, os membros permanentes do Conselho de Segurança devem abdicar o direito de veto em casos de violações em massa dos direitos humanos e de genocídio.

“Foi discutida a problemática da reforma do Conselho de Segurança da ONU no contexto da iniciativa francesa sobre a limitação do uso do direito de veto pelos membros permanentes do Conselho de Segurança”, diz o comunicado.

Teve igualmente lugar uma troca de opiniões sobre questões atuais da agenda da 69ª sessão da Assembleia Geral da ONU, refere o comunicado.

Fonte: Voz da Rússia