Sem categoria

Olívia Santana é condecorada com a Medalha Zumbi dos Palmares

Ativista do movimento negro e idealizadora da primeira honraria destinada a personalidades que se destacam na luta contra o Racismo – a Medalha Zumbi dos Palmares -, Olívia Santana provou da emoção de ser condecorada. Ela foi homenageada em sessão solene nesta terça-feira (16), como forma de reconhecimento por sua atuação em defesa da igualdade racial e contra o racismo.


Militante histórica do movimento negro e uma das fundadoras da União de Negros pela Igualdade (Unegro), ela, que ocupa a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB.

Emocionada, Olívia falou do orgulho de ter sua trajetória política reconhecida, e ser agraciada justamente com a comenda que criou, entregue desde 1999 a diversas personalidades. “Nunca esquecerei cada momento desta homenagem tão especial. Aqui nesta Casa iniciei minha vida política institucional e a Medalha Zumbi é uma honraria carregada de simbolismo, porque refere-se à maior expressão da luta contra a discriminação racial no Brasil”.

Ela classificou o racismo como uma construção perversa, que destrói a autoestima das pessoas. E disparou: “Não podemos contemporizar com o racismo e precisamos enxergar as múltiplas formas de discriminação, de exploração”. Lembrou que a mãe teve oito filhos e enterrou quatro. Exatamente como muitas mulheres que continuam vivendo nas periferias das grandes cidades: “Eu poderia ter reproduzido essa realidade, mas não reproduzi graças a ela”. Olívia deixou claro que “existe sim racismo no Brasil, apesar dos avanços”, e defendeu políticas públicas de combate às desigualdades raciais e de gênero e contra a homofobia.

Para o deputado federal Daniel Almeida, presidente estadual do PCdoB Bahia, este foi um momento muito especial para as mulheres, o Partido e o movimento negro. Ele parabenizou Olívia pela bela trajetória de luta por uma sociedade sem opressão e sem discriminação racial e afirmou que a Negona tem pleno merecimento.

O autor da iniciativa, vereador Moisés Rocha, disse que reconhecer seu trabalho político na luta de combate ao racismo, promoção da igualdade racial e na batalha para garantir aos negros, aos índios, às mulheres, aos homossexuais e todos os cidadãos discriminados é a melhor forma de homenageá-la. Para a entrega da comenda foram convidadas à mesa a mãe de Olívia, Maria José, e a filha Nanny.

Trajetória

Na Câmara Olívia Santana presidiu as comissões de Direitos do Cidadão, da Reparação e de Educação, além de ter assumido a Ouvidoria-geral. Entre os principais projetos de sua iniciativa aprovados pela Câmara, destacou os que geraram as leis de Incentivo à Leitura, do Dia Municipal da África e a de Combate à Intolerância Religiosa.

Em 2005, na condição de secretária municipal de Educação, fez de Salvador a primeira capital a implantar a Lei 10.639, tornando obrigatório nas escolas da rede o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.

De Salvador,
Maiana Brito, com agências