Chinês troca parte de crânio por prótese feita em impressora 3D

Um homem chinês cujo crânio foi severamente prejudicado em um acidente, teve ossos fraturados reconstruídos com a ajuda da tecnologia de impressão 3D.

Hu, antes da cirurgia

A cirurgia foi bem-sucedida, pois a aparência do crânio do homem ficou quase igual ao normal, após mais de 15 dias de recuperação.

O homem de 46 anos, de sobrenome Hu, ficou ferido depois que caiu do terceiro andar de um prédio, há cerca de dez meses em Xi'an, capital da Província de Shaanxi, noroeste do país. Metade de seu crânio foi esmagado, o que afetou sua visão. Ele era capaz de caminhar e comer normalmente, mas não conseguia falar ou escrever apropriadamente.

Para recuperar seu crânio, os médicos do Hospital Xijing, com sede em Xi'an, usaram uma impressora 3D para criar uma armação de titânio. Durante a cirurgia de três horas e meia, em 28 de agosto, eles separaram primeiro seu escalpo do crânio e tiraram alguns dos músculos. Depois, os médicos colocaram a prótese, que pesa apenas 9,9 gramas, para substituir a parte danificada.

Após mais de suas semanas, a cabeça de Hu voltou quase a sua forma original e a cicatriz da cirurgia quase desapareceu.

Os médicos planejam fazer a segunda operação para reparar sua pálpebra esquerda ferida. Ao levantar a pálpebra, seu olho pode ser alargado ao tamanho mais normal.

Guo Shuzhong, diretor do Hospital Xijing, disse que a cirurgia foi bem-sucedida até agora. Hu não apresentou qualquer sinal de infeção ou rejeição à armação injetada e seu cérebro está sendo bem protegido.

Graças ao reparo dos nervos cerebrais de Hu, ele consegue falar algumas palavras simples. Espera-se que sua habilidade linguística melhore gradualmente.

Fonte: Xinhua