Dilma: "Bolsa Família vai acabar se eles forem eleitos"

Em campanha neste sábado (20), em São Paulo, a presidente Dilma Rousseff (PT) disse que "faltando poucos dias pra eleição, o clima ficou um pouco quente e começa uma série de mentiras e boatos". "Eles fazem os boatos falsos para enganar o povo", afirmou. Neste contexto, Dilma acusou os adversários de, se eleitos, acabarem com o programa Bolsa Família.

Dilma - Reprodução

Antes do ato, Dilma fez um pronunciamento a jornalistas em que prometeu aumentar os investimentos em educação infantil. “A minha proposta é universalizar, conforme o Plano Nacional de Educação, pré-escolas para todas as crianças de 4 a 5 anos. E ampliar todas as escolas-creches para as crianças de 0 a 3 [anos]”, ressaltou.

A presidenta disse ainda que pretende expandir as escolas em tempo integral. “Nenhum país do mundo virou uma nação desenvolvida sem ter dois turnos. Não é uma questão trivial. É uma questão central no Brasil”, enfatizou. Segundo ela, a mudança vai reforçar o aprendizado. “O segundo turno não é para aprender balé. É para ter uma educação que centre matemática, português, uma língua, ciências”, acrescentou.

A valorização dos professores de alfabetização foi outro ponto destacado por Dilma. “Nós queremos, no próximo período, ampliar ainda mais o número de professores alfabetizadores. Socialmente falando, o salário é um fator de valorização. Então nós não podemos ter salários baixos. No Brasil a gente tinha que montar até um altar para o professor alfabetizador de tão importante que ele é.”

Dilma apresentou ainda resultados do seu governo na área da educação infantil. “Já entregamos e estão funcionando, desse total de 8.694 [creches], somando o que ficou para construir do presidente Lula e o que é da minha parte, já entregamos 2,3 mil creches aproximadamente. E tem em obras 4.165”, detalhou.

De acordo com a presidenta, os últimos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) também demonstram os avanços na área. “Mesmo com tudo isso que aconteceu, quando mudaram as ponderações da Pnad. Mesmo com a correção, a taxa de escolarização das crianças de 4 a 5 anos atingiu 81,4% em 2013. É bom lembrar que ela saiu de 74,4%”, disse ao lembrar dos erros cometidos na primeira divulgação dos dados.

Retrocesso para milhões de brasileiros

"Tem uns que dizem que o Bolsa Família, nosso programa mais importante, vai acabar. Vai acabar se eles forem eleitos. Enquanto eu for presidente, vou garantir emprego, salário e direito trabalhista", afirmou Dilma, sendo bastante aplaudida.

Voltando o discurso a São Paulo, a presidente, que estava no palco acompanhada do prefeito Fernando Haddad, do candidato a governador Alexandre Padilha, do senador Eduardo Suplicy e da ministra Marta Suplicy, disse que "a verdade é que nunca o governo federal investiu tanto no Estado como agora". "Vocês sabem que o Rodoanel foi feito com dinheiro do governo federal? Não há uma única casa construída no estado de São Paulo sem dinheiro do governo federal", disse. Ela prometeu investir muito mais no Estado e pediu voto para Padilha e Suplicy.

Fonte: Agência Brasil e Brasil 247
*Matéria alterada às 16:23 para acréscimo de informações