Jô Moraes propõe Frente em Defesa dos Hospitais Escolas 

A deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG) propôs a criação de uma Frente em Defesa dos Hospitais Escolas, durante encontro com o especialista em Infectologia, professor Ênio Roberto Pietra Pedroso, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo a parlamentar, esta seria uma forma de intensificar os compromissos da instituição e a garantia de preservação de um dos maiores e mais destacados prestadores de serviço de saúde do Estado de Minas Gerais. 

Jô Moraes propõe Frente em Defesa dos Hospitais Escolas

O especialista também manifestou preocupações com os sistemáticos problemas envolvendo os hospitais escolas tanto no tocante à manutenção financeira quanto de recursos humanos. Segundo ele, os hospitais universitários não podem deixar predominar interesses privados sobre os propósitos que norteiam suas existências, explicando que os hospitais escolas têm como meta o desenvolvimento da assistência na área da saúde com eficiência, qualidade e segurança e, de forma indissociável e integrada, o ensino, a pesquisa e a extensão.

Jô Moraes tem procurado, desde seu primeiro mandato como vereadora, contribuir para o fortalecimento do Hospital das Clínicas. Fez campanhas e se aliou a funcionários, diretores e conselheiros na luta por mais recursos para a manutenção da instituição.

Através de emenda à legislação sobre controle social, ela viabilizou a criação do primeiro Conselho de Saúde do país em um hospital universitário. Este, um colegiado com capacidade de intervir, controlar, fiscalizar e propor ajustes voltados ao aperfeiçoamento da gestão e da política de saúde pública.

Desde 2009 quando assumiu o primeiro mandato de deputada federal, Jô Moraes já destinou R$1, 15 milhão, do orçamento da União, para o Hospital das Clínicas e a Faculdade de Medicina da UFMG. Recursos aplicados não só na infraestrutura, mas prioritariamente em atividades, atendendo diretrizes curriculares do ensino Médico na graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.

Jô Moraes também teve participação significativa na construção do Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher, na região hospitalar de Belo Horizonte, inaugurada em 2010. Ela destinou R$550 mil em emenda parlamentar para o Instituto que integra o complexo do Hospital das Clínicas.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Jô Moraes