"Churrascão da Gente Diferenciada" denuncia tentativa de fechar o MIS

Está previsto um "Churrascão de gente diferenciada" para o próximo sábado (27), em frente ao Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Essa será a segunda edição de um movimento que pretende, por meio da ironia, criticar parte da elite paulistana. A versão anterior (link is external) ocorreu em 2011 e reuniu cerca de 600 pessoas em frente a um shopping do bairro de Higienópolis, em São Paulo.

Gente diferenciada - Reprodução

A escolha do bairro se deu após alguns moradores do local protestarem contra a construção de uma estação de metrô na avenida Angélica. A região é uma das mais valorizadas da cidade. O estado de São Paulo, que tem como governador o tucano Geraldo Alckmin, anunciou a mudança do local da estação (link is external), no entanto, alegou motivos técnicos.

A segunda versão do "churrascão" pretende manter o formato irônico, pra criticar moradores do Jardim Europa, outro bairro nobre da cidade de São Paulo, que esta semana lançaram um abaixo-assinado contra exposições no Museu da Imagem e do Som (link is external) (MIS), sob pretexto de que as exposições no museu aumentam o trânsito no local (link is external), bem como o barulho. Os moradores não pouparam nem a administração do museu, dizendo que falta organização em filas, especialmente nos dias da mostra "Castelo Rá-Tim-Bum (link is external)".

O evento está no Facebook (link is external) e já tem mais de 5 mil pessoas confirmadas. Na apresentação, os organizadores esclarecem seu posicionamento de repúdio ao abaixo-assinado do Jardim Europa contra o MIS, ou melhor, contra o novo público do MIS e de outros museus que hoje, graças às políticas inclusivas dos governos Lula e Dilma, tem finalmente acesso à cultura, além de condições e tempo de frequentar museus. "Vamos defender a cultura na cidade de São Paulo de forma pacifica, animada e bem-humorada", afirmam os organizadores.

Anote na agenda e, se estiver em São Paulo, compareça. No mínimo você terá uma ótima oportunidade de fazer parte de uma mobilização interessante e divertida, contra o velho e conhecido preconceito da elite brasileira.

Fonte: Muda Mais