Revelados detalhes de ataque terrorista na região chinesa de Xinjiang

As autoridades de Xinjiang Uygur informaram neste sábado (27) os detalhes de ataques terroristas ocorridos em 21 de setembro em Urumqi, capital dessa região chinesa, com saldo de 10 mortos e 54 feridos. Segundo uma declaração oficial da capital de Xinjiang, 40 terroristas foram liquidados pela polícia ou morreram durante exposições suicidas e doiss deles estão presos no condado de Luntai, na vizinha região da Mongolia Interior.

soldados chineses - Reprodução

A nota afirma que os agressores detonaram bombas, simultaneamente, em um mercado de grupos étnicos, duas estações de polícia e uma loja, e que 34 dos feridos são da etnia uiguir.

O escritório de informação de Xinjiang pontualizou que o ataque foi organizado e liderado por Memet Turson, morto pela polícia.

Praticante do extremismo religioso desde 2003, quando se graduou em uma escola vocacional, Memet chegou a graus extremos em 2008 ao se negar a aceitar a comida preparada por seus pais por considerar que não estavam conforme às leis muçulmanas já que eles eram trabalhadores do Governo chinês.

Também se negou a assistir ao funeral de seu pai e ao casamento de seu irmão porque o certificado matrimonial era emitido pelas autoridades, afirma a declaração.

O comunicado indica que estes fatos sangrentos seguem em processo investigativo.

Fonte: Prensa Latina