Como as mídias sociais estão moldando as notícias

Durante a realização da edição de 2014 da conferência anual da Online News Association, organização sem fins lucrativos que reúne jornalistas digitais, de tecnologia e de inovação, foi enfatizada a importância das mídias sociais na narrativa e no engajamento de suas audiências.

midias redes sociais

Eis tópicos relevantes discutidos no encontro:

Onde os usuários de mídias sociais buscam notícias?

Quando se leva em conta tanto o alcance total de um site (o percentual de americanos que utilizam) e a proporção de usuários que recebem notícias no site, o Facebook é a força motriz notícia óbvia entre os sites de mídias sociais. Cerca de dois terços (64%) dos adultos americanos utilizam o site, e metade destes usuários obtêm notícias lá (30% da população americana).

O YouTube é a segunda maior via digital: cerca de metade dos norte-americanos utilizam o site e um quinto deles o acessa como fonte de notícias, o que se traduz em 10% da população adulta, colocando o YouTube em pé de igualdade com o Twitter.

O Twitter atinge 16% dos norte-americanos e metade destes usuários dizem usá-lo como fonte de notícias (8% dos norte-americanos).

Embora apenas 3% da população dos Estados Unidos utilize o Reddit, boa parte desses usuários – 62% – o fazem para receber notícias.

Como os usuários de mídias sociais interagem com a notícia?

Metade dos usuários de redes sociais disseram ter compartilhado notícias, imagens ou vídeos, e quase o mesmo número (46%) interage com o conteúdo compartilhado. Além de compartilhar notícias na rede, um pequeno número também cria conteúdo, postando fotos, vídeos ou informações sobre os acontecimentos.

O Pew Research Center descobriu que, em 2014, 14% dos usuários de mídia social postaram as próprias fotos de eventos de interesse público (como os tumultos em Ferguson, Missouri) em redes sociais, enquanto 12% postaram vídeos.

Como os usuários de mídia social descobrem as notícias?

O Facebook é uma importante fonte de referências para hiperlinks de diversas agências de notícias, mas os usuários que chegam via Facebook passam mais de um terço do tempo lendo o conteúdo do que aqueles que acessam as páginas diretamente. Eles também navegam menos ao longo dos sites das agências. O mesmo vale para usuários que chegam aos websites através de páginas de busca. Esta postura tem levado as empresas a investir cada vez mais em meios de engajar o leitor através de mídias sociais, tarefa ainda considerada árdua.

Que tipo de notícias os usuários buscam nas mídias sociais?

Os usuários do Facebook estão experimentando uma matriz relativamente diversificada de notícias no site: cerca de metade deles visita regularmente seis editorias diferentes. Em primeiro lugar, as pessoas buscam noticias ligadas ao entretenimento: 73% dos usuários do Facebook buscam esse tipo de conteúdo regularmente.

Já no Twitter, os usuários buscam manchetes e notícias de última hora. (O Facebook tem tentado competir neste nicho, realizando mudanças em seu algoritmo para priorizar notícias mais recentes.) Ainda assim, apenas 28% dos consumidores de notícias do Facebook usam o site para acompanhar o desenrolar de um evento, e menos de metade desses usuários recorreria ao Facebook para acompanhar os últimos furos.

Qual é o impacto das mídias sociais na discussão das notícias?

A pesquisa revelou que nem sempre as mídias sociais facilitam a conversa em torno das questões importantes do dia a dia. As pessoas se revelaram menos dispostas a discutir sua opinião sobre casos como o Wikileaks ou Edward Snowden em mídias sociais do que pessoalmente. E os usuários do Facebook e Twitter se revelaram menos propensos a querer partilhar suas opiniões, especialmente se sentirem resistência ou discordância em seu meio social.

Fonte: Observatório da Imprensa