Holanda realiza primeiros ataques aéreos contra o Estado Islâmico

Caças holandeses realizaram seus primeiros ataques aéreos contra posições do movimento terrorista Estado Islâmico (EI) no Iraque, informou o Ministério da Defesa do país.

Caça F-16 EUA - Divulgação

Dois aviões F-16 lançaram três bombas contra blindados do EI no âmbito da operação de apoio às forças de autodefesa curdas, cujas posições estavam sendo atacadas pelos islamistas radicais.
Anteriormente tinha sido divulgado que oito caças holandeses se encontravam na Jordânia desde 3 de outubro, de onde partirão suas missões de combate.

Argélia

As autoridades da Argélia iniciaram a preparação de uma grande operação militar contra os militantes da organização extremista Jund al-Khilafah (Exército do Califado), cujos combatentes sequestraram no final de setembro, e mais tarde executaram, o turista francês Hervé Gourdel, informa o portal de notícias Afrigatenews.

Segundo fontes militares, o comando das forças armadas tenciona realizar uma série de ataques preventivos contra as posições dos terroristas. O objetivo principal das forças armadas e dos destacamentos de operações especiais é não permitir que a influência desse movimento alastre a outras regiões do país, assim como a interrupção de suas linhas de abastecimento em armamento e efetivos.

Hervé Gourdel, um turista de 55 anos natural de Nice, caiu em poder dos extremistas da Jund al-Khilafah no dia 21 de setembro. Tendo o grupo nessa altura evidenciado os primeiros sinais de sua existência, seus militantes juraram fidelidade ao movimento terrorista Estado Islâmico (EI) que atua no Iraque e na Síria.

Da redação do Vermelho,
com informações da Voz da Rússia