Dilma diz que tucanos tentam criar “oposição” entre Sudeste e Nordeste

“Uma visão preconceituosa e elitista”, definiu a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição em entrevista a Rádio Metrópole, em Salvador (Bahia), nesta quinta-feira (9) afirmando que os tucanos e seus aliados tentam criar uma oposição entre o Sudeste e o Nordeste.

Dilma - Agência Brasil

“É uma visão preconceituosa e elitista. Estão dizendo que meus votos são os dos ignorantes e dos letrados são os deles. Eles não andam no meio do povo, não dão importância ao povo. Querem desqualificar, destilar um ódio mal resolvido”, rebateu a presidenta.

Dilma refere-se às declarações do ex-presidente tucano FHC, que afirma que o PT cresceu no país com o voto dos menos informados. “O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, afirmou.

Governar para todos

A presidenta destacou que essa visão é conservadora e disse que o povo tem que lutar pelas conquistas dos últimos 12 anos de governos progressistas. “Temos de foco nos mais pobres. Mas também fizemos política para classe média ascendente que nós mesmos criamos”, argumentou.

Dilma ressaltou que os tucanos não foram capazes de melhorar a vida da população quando governaram. “Tem uma coisa engraçada nessa eleição. Perguntam para o candidato sobre o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Pronatec e ele diz 'vou fazer e melhorar'. A minha pergunta é porque não fizeram?”, questionou.

Indagada sobre os apoios já previstos de Marina e outros a candidatura de Aécio Neves (PSDB), a presidenta voltou a afirmar que “ninguém é dono do voto das pessoas”.

Ela ressaltou as políticas de combate à pobreza e destacou os avanços obtidos com programas como o Pronatec. “No governo do meu candidato adversário, eles proibiram o governo federal de construir escolas técnicas. Com isso, eles só construíram 11 escolas em todo o período de governo deles. No meu período eu fiz 208 escolas técnicas e 214 no período Lula. Então, foram 422 em 12 anos, porque acabamos com essa lei”, comparou.

Infraestrutura

Dilma ainda destacou investimentos em transporte urbano e infraestrutura hídrica no Nordeste. E afirmou que veio à Bahia para agradecer a votação expressiva que teve no primeiro turno e "pedir mais" votos no segundo turno.

E finalizou: “Acredito que as pessoas vão olhar o que tinham e o que ganharam. Conquista sempre tem que lutar por ela, para ter mais direito, mais oportunidades, mais política social e mais emprego”.

Com informações de agências