Primeira suspeita de ebola é identificada no Brasil

O paciente, de 47 anos, considerado suspeito de infecção por ebola, já está na Fundação Oswaldo Cruz, em Maguinhos, no Rio de Janeiro. Ele foi transferido com um avião da Força Aérea Brasileira de Cascavel (PR) para a cidade do Rio na manhã desta sexta-feira (10). Uma ambulância do Serviço de Assistência Móvel de Urgência (Samu) e uma equipe do Corpo de Bombeiros acompanharam o paciente da Base Aérea do Galeão, até a unidade de saúde.

Ebola no Brasil - Arquivo pessoal

O homem suspeito de infecção pelo vírus ebola chegou recentemente da Guiné, um dos três países que concentram o surto da doença na África, juntamente com a Libéria e Serra Leoa. Ao sentir febre ele procurou um posto de saúde que seguiu o protocolo das autoridades de saúde internacionais e imediatamente isolou o paciente. Porém, ele não apresenta nem hemorragia ou vômito, que são os outros sintomas da doença. Ele ficará internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, até o momento o hospital mais estruturado do país para tratar esse quadro clínico.

Em nota oficial o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Paraná informaram ao governo do Rio de Janeiro sobre o caso do paciente. Como ainda não atingiu o limite de dias para a incubação da doença, ele é considerado um suspeito.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, informou que o Estado está trabalhando de acordo com determinações do Ministério da Saúde para manter as unidades de saúde em alerta para a possível identificação de sintomas relacionados ao vírus ebola. Um plano de contingência já foi elaborado em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Corpo de Bombeiros e Fiocruz. Há equipamentos de proteção individual (EPIs) estocados para os profissionais de saúde.

Em caso de suspeita de paciente com o vírus, ele será encaminhado pela unidade de emergência em que for atendido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz), que é a unidade de saúde de referência para isolamento e início dos cuidados médicos adequados.

A doença

O ebola é uma doença de notificação compulsória imediata, que deve ser realizada pelo profissional de saúde ou pelo serviço que prestar o primeiro atendimento ao paciente, pelo meio mais rápido disponível. Todo caso suspeito deve ser notificado imediatamente às autoridades de saúde das secretarias municipais, estaduais e à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O Continente Africano registra surtos de ebola desde 1976. Entre os sintomas estão hemorragia, vômito e febre. A doença só é transmitida por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus é transmitido quando surgem os sintomas.

Da redação do Portal Vermelho, com Agência Brasil