Em Minas, Dilma promete ampliar atendimento com médicos especialistas 

A candidata à reeleição, Dilma Rousseff, fez campanha neste sábado (11) em Contagem (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, onde prometeu novas medidas para o setor de saúde. Dilma foi recebida com festa pelos mineiros, que lhe deram uma votação expressiva, muito superior a recebida por Aecio Neves, ex-governador do estado e candidato do PSDB, e elegeram, em primeiro turno, o candidato do PT, Fernando Pimentel (PT), que acompanhou a candidata no evento.

Em Minas, Dilma promete ampliar atendimento com médicos especialistas

Um pouco antes de sua caminhada pelas ruas da cidade, Dilma falou com a imprensa sobre suas propostas para a área da saúde – uma das prioridades de seu primeiro mandato e foco de grandes propostas para o segundo. Especialmente para o povo de Minas Gerais, que vive uma grande crise de saúde causada pelo pouco investimento dos governos de Aécio Neves e seu sucessor.

“Na saúde, tomamos uma série de medidas importantes, a começar pelo Mais Médicos. Tínhamos o desafio de resolver um problema urgente, que era a falta de médicos para a população brasileira. Não podíamos esperar”, disse Dilma. Para o segundo mandato, uma de suas propostas é o Mais Especialidades, que pretende melhorar o tempo de espera para consultas e exames. 

Para um novo governo, Dilma prometeu criar um programa para ampliar o atendimento com médicos especialistas, já batizado de Mais Especialidades. “Com atenção básica, resolvemos 80% dos problemas de saúde de uma população. O Mais Especialidades vai criar uma rede de atendimento a especialidades, combinando as estruturas do setor público com consultórios, clínicas e laboratório privados e filantrópicos”.

Crise tucana

Sobre a crise tucana na saúde mineira, Dilma se disse "estarrecida"."O Tribunal de Contas de Minas Gerais assinou um termo de ajustamento de gestão com o governo tucano porque, no período do governo Aécio Neves e do seu sucessor, eles não cumpriram o mínimo constitucional (de investimento em saúde). Segundo o próprio tribunal, há um déficit não investido de R$7,8 bilhões nesse período – é impressionante", afirmou. "Então qual é a credibilidade do meu adversário para dizer que vai, de fato, investir em saúde, se quando pôde, não fez".

Durante a caminhada, Dilma discursou. "Sabem quantos brasileiros no Brasil inteiro são atendidos pelo Samu? Quase 150 milhões. Por que aqui em Minas Gerais só 28% dos municípios têm cobertura do Samu, num estado poderoso e forte, com a segunda maior população do Brasil? Porque não quiseram fazer. Meu governo dá as ambulâncias, auxiliamos a montar os centros de apoio e ajudamos os prefeitos. Eles só tinham que dar uma forcinha para os prefeitos. Não deram nenhuma força", disse.

"Quando estávamos fazendo o Mais Médicos, votaram contra, falaram contra, que iam impedir que ocorresse. Pergunto: como a gente pode acreditar que eles farão algo? Porque, quando puderam, não fizeram. O que leva a pensar que eles farão? O povo não é ingênuo, nunca votou contra seus interesses".