Jornada de Lutas da Juventude planeja ações para a reeleição de Dilma

A diretoria da Jornada de Lutas da Juventude se reuniu na manhã desta segunda-feira (13) para definir ações de campanha em defesa da reeleição da presidenta Dilma Rousseff. O objetivo das entidades é fomentar o debate com a juventude e esclarecer sobre o cenário político atual.

diretoria da Jornada de Lutas da Juventude - Eder Bruno

O presidente da UJS, Renan Alencar, defende que é papel das entidades conscientizar a população sobre a importância de reeleger Dilma Rousseff para garantir os direitos já conquistados e seguir no rumo do desenvolvimento social. Ele acredita que seja possível, na reta fina da campanha, criar uma grande onda popular que vai se transformar em vitória nas urnas.

Já o ativista do Fora do Eixo, Pablo Capilé, afirma que a juventude brasileira atual tem mais consciência da necessidade de participação política para construir a sociedade “de baixo pra cima”, mas para isso ele acredita ser necessário defender os direitos conquistados nos últimos 12 anos.

O militante do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Thiago Cassis, defende a necessidade de conscientizar a juventude que não viveu o período de Fernando Henrique Cardoso sobre as conquistas obtidas durante os governos de Lula e Dilma. Ele explica que, muitos dos jovens já nasceram em uma sociedade diferente, com direitos garantidos, acesso à educação e no rumo certo para o fim da desigualdade, por isso é necessário mostrar para esta geração que Aécio Neves representa o fim deste processo progressista e o retrocesso.

O dirigente nacional da juventude do MST, Raul Amorin, destacou que vivemos uma luta de classes onde é necessário defender os direitos da classe trabalhadora. “Para isso vamos disputar os votos nulos, brancos e indecisos, vamos conscientizar a juventude sobre a importância de não retroceder”, disse.

Entre as ações planejadas pelos dirigentes da Jornada de Lutas está o “Churrasco dos pouco esclarecidos”, que será realizado na Praça Roosevelt, no centro da capital paulista. A ação busca combater a afirmação preconceituosa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, onde ele afirmou que quem votou em Dilma são os “menos esclarecidos”.

Também na região da Roosevelt, que se tornou um ponto de encontro da juventude paulistana, será realizada uma festa. Mas ações serão apresentadas pela diretoria nos próximos dias.

Em outras capitais do país, entre elas Rio de Janeiro e Minas Gerais também serão realizadas atividades culturais para conversar com a juventude e esclarecer sobre a necessidade de reeleger Dilma Rousseff para garantir as conquistas obtidas nos últimos 12 anos.

Diversas entidades ligadas à juventude por meio da política ou da cultura e movimentos sociais participaram da reunião, entre elas, a UJS, CUT UNE, Ubes, MST, coletivo Fora do Eixo, Centros de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Nação Hip Hop e Liga do Funk.

Por Mariana Serafini, da redação do Portal Vermelho