Segundo turno para governo estadual acontece em 14 estados 

No próximo domingo (26), os eleitores de todo o País voltarão às urnas para escolher o novo presidente da República. Em 13 estados e no Distrito Federal, a população terá de escolher também seus novos governadores. Dos 28 candidatos, nove são parlamentares.

Três deputados concorrem a governos estaduais: no Acre, o deputado Márcio Bittar (PSDB) compete com Tião Viana (PT); no Rio Grande do Norte, o deputado Henrique Alves (PMDB) disputa com Robinson Faria (PSD); e no Mato Grosso do Sul, o deputado Reinaldo Azambuja (PSDB) briga pela vaga com o senador Delcídio do Amaral (PT). Entre os senadores, há seis candidatos disputando o segundo turno, dois só no Centro-Oeste.

Dos sete estados da região Norte, seis terão disputa no segundo turno. O mesmo acontece no Centro-Oeste, onde apenas Mato Grosso elegeu seu governador em 5 de outubro.

No sul do País a situação é inversa. Apenas o governo do Rio Grande do Sul está em disputa entre os três estados da região. Já no Sudeste, só haverá segundo turno no Rio de Janeiro.

Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são os únicos entre os nove estados nordestinos onde haverá disputa em 26 de outubro.

Horário de Verão

No 1º turno destas eleições, a Justiça Eleitoral bateu um recorde de rapidez na apuração. A divulgação dos candidatos à Presidência que iriam ao 2º turno foi feita às 19h56, o resultado de eleição presidencial mais rápido já registrado. Menos de três horas após o encerramento da votação na maior parte dos estados, já haviam sido totalizados 91% dos votos válidos dos 115 milhões de brasileiros que compareceram às urnas.

No 2º turno, porém, o horário de verão deve retardar a divulgação dos resultados à Presidência. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só começará a divulgar números da apuração depois que a votação for encerrada em todos os estados — o que, no Acre e em parte do Amazonas, ocorrerá às 20 horas no horário de Brasília, já que essas regiões passam a ter três horas de diferença.

Com isso, os brasileiros só deverão conhecer a nova (ou o novo) presidenta do Brasil após as 20 horas de domingo. Os resultados para governador começarão a ser divulgados logo após o encerramento da votação em cada estado.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara