Em Goiás, candidatos ao governo votam e se dizem confiantes

Os candidatos ao governo de Goiás Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB) votaram na manhã deste domingo (26). Ambos foram recebidos por apoiadores em seus locais de votação, conversaram com a imprensa e saíram otimistas da seção eleitoral.

Iris Rezende

Marconi, candidato à reeleição, foi o primeiro a votar no Colégio da Polícia Militar do município de Palmeiras de Goiás, a cerca de 72 quilômetros de Goiânia.

Iris Rezende votou por volta das 10h30, no Colégio Marista, na capital do estado. Cercado pela imprensa e por correligionários, o peemedebista votou rapidamente, fez o V da vitória e conversou com os jornalistas.

Antes de votar, Iris afirmou que está otimista e criticou os resultados das pesquisas de intenção de voto. "Me realizo com a participação na eleição. Sempre pratiquei a política por ideal e amor ao povo. Espero que as pesquisas publicadas não correspondam à verdade. Por onde tenho andado, as manifestações são diferentes do que elas [pesquisas] estão dizendo", afirmou.

Na última pesquisa Ibope, divulgada no sábado (25), considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem contar os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, Marconi Perillo (PSDB) tinha 60% das intenções. Iris Rezende aparecia com 40%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em conferência eleitoral, o PCdoB decidiu pelo apoio ao candidato peemedebista ainda no primeiro turno. O PT, que saiu com candidatura própria, oficializou apoio ao candidato Iris Rezende durante o segundo turno das eleições. 

Votação

Mais de 4,3 milhões de eleitores de Goiás voltaram às urnas para escolher o novo governador do estado. No total, são 2.499 locais de votação.

O 1º turno das eleições ocorreu no último dia 5, quando sete candidatos concorriam ao governo do estado. Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% dos votos apurados no 1º turno, Marconi teve 45,86% votos, o que corresponde a 1.451.330 dos votos válidos. Iris recebeu 28,40% votos, o equivalente a 898.645 votos.

Com informações do G1