OMS registra mais de 10 mil pessoas afetadas por ebola

A Organização Mundial da Saúde (OMS), informou neste domingo (26) que até o momento 10 mil 141 pessoas contraíram o ebola na África ocidental, dos quais, 4 mil 922 faleceram.

Ebola - Reprodução

A Libéria é o país mais afetado, seguido de Serra Leoa e Guiné, assinalou o organismo de Nações Unidas. A Nigéria, que chegou a reportar 20 contágios, tem sido declarada livre da doença, o mesmo ocorre com Senegal. Casos foram registrados também nos EUA e na Espanha.

A OMS indicou que desde o início da epidemia em março, 450 trabalhadores sanitários foram infectados, mais da metade (244), faleceram por conta da doença.

Por outra parte, Mali reportou a véspera um morto, trata-se de uma menina de dois anos procedente de Guiné. Este caso tem gerado grande preocupação já que a garota por ter estado em contato com muitas pessoas em seu trajeto de viagem. Ao menos cinquenta contatos encontram-se em observação, disseram as autoridades sanitárias dessa nação.

Também o governo iniciou uma intensa campanha de comunicação para pedir a seus cidadãos que respeitem escrupulosamente as medidas de higiene, e evitem as deslocações desnecessárias a zonas afetadas.

O ministro de Previdência Ousmane Doumbia convocou uma reunião de urgência com os principais responsáveis pelos centros de saúde e hospitais para sensibilizar a todo o corpo médico sobre a necessidade de redobrar a vigilância no tratamento às pessoas com ebola ou suspeitas de estar infectadas.

Acrescentou que pôs à disposição dos cidadãos telefones gratuitos para receber todo tipo de alerta.

Austrália

As autoridades australianas anunciaram nesta segunda-feira (27) a suspensão dos movimentos migratórios de países afetados pelo vírus ebola na África Ocidental, de forma a prevenir a chegada da doença ao seu território.

Com a decisão, anunciada pelo ministro da Imigração, Scott Morrison, será suspensa a emissão de vistos para pessoas procedentes dos países afetados pela doença, depois de uma jovem de 16 anos, oriunda da Guiné-Conacri, ter ficado isolada por receio de ser portadora do ebola.

"Essas medidas vão suspender temporariamente o programa migratório, incluindo o programa humanitário, destinado a pessoas dos países afetados pelo ebola", disse Morrisson.

Ele acrescentou que as pessoas a quem já foi garantido o visto poderão viajar para a Austrália, embora o plano de contingência vá obrigar a realização de vários exames e cuidados adicionais a fim de evitar a propagação do vírus.

Da redação do Vermelho,
com informações da Prensa Latina e da Agência Brasil