Bancada do PCdoB junto com Pimentel para mudar Minas Gerais

A bancada eleita pelo PCdoB-Minas para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) reuniu-se nesta quinta-feira (6) com a deputada federal Jô Moraes e o presidente estadual Wadson Ribeiro para debater o balanço do processo eleitoral e as prioridades da próxima legislatura.

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho-Minas

A reunião abordou o posicionamento diante da disputa pela Mesa da Assembleia e os espaços a serem ocupados nas comissões legislativas e nos blocos partidários. Também analisou as formas de participação do PCdoB no próximo governo estadual, debate que já vem sendo feito junto aos outros partidos da coligação que elegeu Pimentel.

O PCdoB elegeu três parlamentares em chapa própria, que apoiou o governador eleito Fernando Pimentel. Mário Henrique Caixa, com 130.593 votos, o segundo mais votado do estado, Ricardo Faria, com 44.758 votos e Celinho do Sinttrocel com 36.344 votos.

Segundo Wadson Ribeiro a bancada comunista da ALMG reafirma seu compromisso com o novo modelo de desenvolvimento para Minas pautado em mais investimentos em infraestrutura, em mais políticas sociais e no desenvolvimento industrial de nosso estado.

“O PCdoB foi um dos grandes protagonistas da campanha que elegeu Fernando Pimentel governador de Minas e que colocou fim ao modelo tucano de gestão que condenou o estado ao ostracismo nos últimos 12 anos”, afirmou.

Além da base de sustentação de Pimentel no Legislativo, o Partido também deverá contribuir de forma ativa no Executivo estadual. Wadson afirmou que ainda não foi feita nenhuma conversa oficial com Pimentel a respeito do papel e das bases de atuação dos comunistas no governo, mas disse que o Partido possui quadros preparados e competentes para contribuir em diversas áreas estratégicas do governo.

A nova bancada eleita do PCdoB pontuou entre suas prioridades no Legislativo a aprovação dos projetos do piso salarial estadual; a criação da Empresa Mineira de Comunicação – que em nível nacional dialoga com o projeto de regulamentação e democratização da mídia –; o reforço da cadeia de café mineira, entre outras.

Leia abaixo a íntegra da nota oficial emitida pelo PCdoB-Minas:

Bancada do PCdoB junto com Fernando Pimentel para mudar Minas

A eleição de Fernando Pimentel governador de Minas Gerais tem um significado histórico para nosso estado. Após 12 anos sob a égide neoliberal do governo do PSDB, Minas Gerais terá nos próximos quatro anos o desafio e a oportunidade de seguir as mesmas bases do desenvolvimento econômico e social liderados por Lula e Dilma no governo federal. O PCdoB reafirma seu compromisso com o novo modelo de desenvolvimento para Minas pautado em mais investimentos em infraestrutura, em mais políticas sociais e no desenvolvimento industrial de nosso estado.

A reeleição dos deputados estaduais Mário Henrique Caixa e Celinho do Sinttrocel e a conquista do terceiro mandato do PCdoB na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, através da eleição de Ricardo Faria, consolida a vitória do projeto do Partido nas eleições proporcionais no estado. O crescimento da representação dos comunistas mineiros no Legislativo estadual reforça a aprovação e o compromisso do PCdoB com as lutas dos trabalhadores e com o desenvolvimento de Minas.

O PCdoB também exerceu papel de destaque na consolidação da vitória da presidenta Dilma Rousseff no estado no primeiro e segundo turnos das eleições presidenciais, assim como na vitória em primeiro turno de Fernando Pimentel. Ao lado das demais forças progressistas e democráticas do estado, o PCdoB atuará – a partir de 1º de janeiro de 2015 – para reescrever uma nova história de avanços em Minas.

Belo Horizonte, 6 de novembro de 2014

Mário Henrique Caixa (deputado estadual reeleito)
Celinho do Sinttrocel (deputado estadual reeleito)
Ricardo Faria (deputado estadual eleito)
Jô Moraes (deputada federal reeleita)
Wadson Ribeiro (presidente estadual do PCdoB)