Encontro Macrorregional reafirma o projeto do PCdoB na Zona da Mata

Militantes do PCdoB e representantes dos movimentos sociais, sindicais e estudantis de mais de 30 cidades da Zona da Mata participaram neste sábado (11), na Câmara Municipal de Juiz de Fora, do Encontro Macrorregional do Partido. A atividade debateu os desafios da retomada do crescimento e desenvolvimento regional e reafirmou o projeto do Partido de disputar as eleições ao Legislativo e ao Executivo municipal nas principais cidades da Zona da Mata.

Representando a direção nacional do PCdoB, a deputada federal Jô Moraes, saudou o a atividade realizada na Zona da Mata mineira e afirmou que o encontro foi maiores do estado de Minas Gerais. A parlamentar mineira ressaltou ainda a orientação nacional é para que o PCdoB dispute as eleições majoritárias de 2016 nas principais cidades com mais de 100 mil habitantes.

“As eleições municipais são muito importante porque representam o momento do encontro de nossas bandeiras e de nosso projeto com a realidade de cada cidade e comunidade. Aqui em Juiz de Fora acreditamos que o PCdoB tem todas as condições e está preparado para disputar a Prefeitura através da candidatura do Wadson”, enfatizou Jô.

O vice-presidente do PCdoB-Juiz de Fora, Basileu Tavares, reafirmou o atual ambiente de construção e fortalecimento partidário. “Em 2016 vamos mostrar nas urnas o que é o nosso PCdoB em Juiz de Fora e na Zona da Mata”.

Em sua fala, Wadson Ribeiro citou, entre as prioridades do projeto eleitoral do Partido no ano que vem na região, a reeleição do prefeito de Cataguases, Cesar Samor. O deputado juiz-forano reforçou ainda a viabilidade das candidaturas comunistas nas cidades de São João Nepomuceno, Goianá, Laranjal, Carangola, Matias Barbosa, Santana de Cataguases, Visconde do Rio Branco, Guarará, Coronel Pacheco, entre outros municípios.

“Esses encontros têm o objetivo de nos conhecermos e debatermos o nosso projeto em cada cidade. Temos ainda um outro conjunto de cidades em que vamos disputar as eleições para o legislativo municipal com chances reais de disputa”.

Wadson falou ainda do compromisso firmado pelo governador Fernando Pimentel na manha da última sexta-feira (10), em Belo Horizonte, com o desenvolvimento da Zona da Mata. A reunião que contou com a presença de deputados estaduais e federais da região definiu a criação de um grupo de trabalho para enfrentar os gargalos do desenvolvimento na região. Pimentel também se comprometeu com o enfrentamento à “guerra fiscal” travada com Rio de Janeiro que nos últimos anos fez Minas Gerais perder um grande número de novas indústrias para o estado vizinho.

Ele falou ainda do atual cenário político nacional e defendeu os recentes governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff que encarou o desafio de retirar mais de 20 milhões de pessoas da pobreza e que democratizou o acesso ao ensino superior no Brasil.

O PCdoB tem defendido a criação de uma frente ampla em defesa do desenvolvimento do Brasil e da democracia. Precisamos fazer um ajuste no andar de cima e taxar as grandes fortunas do nosso país. A palavra de ordem neste momento é a defesa da democracia. E Juiz de Fora sabe o significado da democracia porque o golpe militar partiu daqui”.

Compuseram a mesa oficial da atividade os deputados federais, Wadson Ribeiro – presidente do PCdoB-Minas – e Jô Moraes; o vice-presidente do PCdoB-Juiz de Fora, Basileu Tavares; o deputado estadual, Antônio Jorge Marques (PPS); o secretário estadual de organização do PCdoB, Richard Romano; o prefeito de Recreio, Onio Miranda; o prefeito de Lima Duarte, Arzenclever Silva; a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Cristina Castro; o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Paulo Oliveira e o presidente da UJS-Juiz de Fora, Lucas Silva.

De Juiz de Fora, Mariana Viel para o Vermelho-Minas