Carlin Moura: Unir o Brasil pelo desenvolvimento

Milhares de brasileiros foram às urnas, no dia 26 de outubro, numa grande “festa da democracia”, e reelegeram a presidenta Dilma Rousseff para mais um mandato. O Brasil, além de ser uma das maiores democracias do mundo, preza pela tolerância, a cooperação e a liberdade de expressão dos seus cidadãos. Mesmo com posições diferentes, todos os brasileiros tiveram a mesma oportunidade para buscar a construção de um país melhor, por meio do voto. 

Por Carlin Moura*

E a democracia saiu ainda mais fortalecida nessa eleição. Agora, precisamos unir as forças e trabalhar juntos para concretizar as mudanças econômicas e sociais que o Brasil precisa.

A reeleição de Dilma foi resultado de vários fatores, em grande parte da militância, que saiu às ruas, tomou as redes sociais e organizou importantes manifestações, contrariando aqueles que desprezam os partidos políticos. Podemos destacar os diversos movimentos sociais, que também uniram forças aos militantes e defenderam as propostas de Dilma, “de um governo novo, com ideias novas”.

Essa foi a eleição dos debates mais acirrados, dos tensionamentos das opiniões e discussões calorosas em torno de ideias e propostas. Independente do posicionamento de cada um, ficou claro que, quando debatemos, dialogamos e rivalizamos, construímos uma nova Nação. O povo brasileiro mostrou que amadureceu em sua consciência política e soube escolher o caminho que lhe parecia mais acertado votando em Dilma.

Mas, não podemos desprezar o recado que veio das urnas! Acredito que o desafio para a presidenta Dilma não está em só consolidar o que já deu certo e corrigir defeitos, mas de inaugurar um novo ciclo de ações que dê um salto em todas as áreas. Precisamos fazer grandes reformas políticas e aperfeiçoarmos o combate à corrupção. Mas, não um combate eleitoreiro a serviço apenas de um discurso eleitoral. Temos que aprimorar as instituições públicas e os mecanismos de controle social, por meio dos Portais da Transparência, ouvidorias e controladorias. Também se fazem urgentes às reformas no Poder Judiciário, para garantir julgamentos justos e com mais agilidade. A justiça morosa torna-se injustiça! É importante avançar nas ações para uma democracia participativa, ouvindo mais os conselhos, promovendo audiências públicas, consultando os movimentos sociais e a sociedade civil organizada.

As urnas também falaram alto, especialmente, nos grandes centros urbanos. O principal “Calcanhar de Aquiles” ainda é a mobilidade urbana e o transporte público coletivo! Por isso, precisamos criar o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana e instituir o Fundo Nacional da Mobilidade Urbana com ênfase absoluta no Transporte Público de Massas e nas obras de infraestrutura urbana. Esse Sistema Nacional de Mobilidade Urbana deve criar, urgentemente, mecanismos para subsidiar o transporte público de massas rumo à tarifa zero.

Seguindo adiante, um dos desafios de Dilma, talvez o principal deles, é ter ações decisivas no controle da inflação, com o fortalecimento da economia nacional, da indústria nacional e do mercado interno. Aí está o ponto central da questão: unir o Brasil pelo Desenvolvimento!

* Carlin Moura é membro do Comitê Central do PCdoB e prefeito de Contagem (MG)