Embaixadores árabes querem estreitar parcerias comerciais com o Ceará

Embaixadores da Palestina, Argélia, Mauritânia, Arábia Saudita, Sudão, Omã, Tunísia, Kuwait, Líbano, Bahrein, Egito, Marrocos, Jordânia e Líbia, que fazem parte do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, estiveram reunidos na última segunda-feira (10/11), com o Governador Cid Gomes, o prefeito Roberto Cláudio e o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). O encontro teve como objetivo estreitar laços e prospectar parcerias comerciais entre os países árabes e o Estado do Ceará.

O Decano do Conselho de Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzebem, fez uma análise da situação política, religiosa e econômica da região, mostrando a preocupação de todos os países com o terrorismo e o fanatismo religioso. “Os conflitos não têm nada haver com religião. Mas como sempre acontece, usam o nome de Deus e dos profetas, ameaçando toda a estrutura física e emocional de um povo”, disse, demonstrando depois a disposição dos governos árabes em aumentar os laços comerciais com o Ceará. “Conhecemos aqui experiências muito boas em áreas como indústria, energia e setor de serviços, além da forte vocação turística do Estado”.

O embaixador pediu também o apoio para a aprovação dos projetos de interesse da comunidade árabe no Congresso Nacional. “A bancada árabe na Câmara e no Senado é muito grande, mas a força judaica é muito maior”, explicou o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), prometendo continuar trabalhando em favor dos interesses árabes.

O governador Cid Gomes reafirmou a solidariedade brasileira a causa palestina, agradeceu a visita, disse que o Ceará tem sempre muita atenção com investimentos externos e que vê nesse encontro grandes perspectivas de negócios. Ele destacou dois setores que o governo do Estado vem dando atenção especial e que, em sua opinião, precisam de mais investimentos: a refinaria de petróleo e a questão do transporte urbano, em especial a linha leste do metrô. Já o prefeito Roberto Cláudio destacou o interesse por mais investimentos na área do turismo.

Os embaixadores também ficaram conhecendo experiências voltadas para o setor energético, como os parques eólicos instalados no Estado e indústrias relacionados a esse setor e a Usina Solar de Tauá. O Centro de Eventos do Ceará (CEC) também foi apresentado ao grupo pelo governador Cid Gomes. No final houve troca de presentes e a garantia de bons negócios futuros.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)