Apenas 35% dos casos de estupro são denunciados, aponta estudo

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci divulgou uma nota onde afirma que há uma estabilização nos casos de estupros denunciados no Brasil entre 2013 e 2012, no entanto, ela acredita que apenas 35% das vítimas denunciam a agressão.

Eleonora Menicucci - Agência Brasil

Conforme os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2014, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2013 aconteceram 50.320 estupros, e em 2012 50.224, os 96 casos a mais, de um ano para outros, caracterizam uma estabilização.

No entanto, os técnicos responsáveis pelo Anuário consideram que grande parte das vítimas não denunciam os casos e violência. Sob a lógica desse raciocínio, acreditam que em 2013 não aconteceram 50.320 estupros e sim 143 mil, neste caso, o registro representa apenas 35% do total. Se considerados os casos não registrados, uma mulher é estuprada a cada 10 minutos no Brasil.

"Se por um lado as estatísticas demonstram a estabilização, por outro apontam uma situação preocupante. Precisamos reduzir a subnotificação, consolidando e aperfeiçoando os mecanismos que façam com que as mulheres vítimas de violências sexuais denunciem mais e mais essa violência absurda”.

A ministra acredita, porém, que apesar de os números serem assombrosos, a estabilização demonstra que as políticas públicas de combate à violência, as campanhas de esclarecimentos realizadas nos últimos anos pelo Governo e a coragem das mulheres em denunciar os crimes apresentam resultados.

“Precisamos cada vez mais somar esforços para avançar no combate à violência contra a mulher. E aprofundar a atitude de tolerância zero abraçada pela presidenta Dilma”, finaliza.

Do Portal Vermelho,
Mariana Serafini