SP: Chuvas interrompem queda no Cantareira, que mantém 11,8%

Os reservatórios do Sistema Cantareira mantiveram nesta quinta-feira (14) o nível de 11,8% da capacidade, mesmo volume de quinta-feira (13), de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). As fortes chuvas nas cabeceiras do sistema, ontem, num acumulado de 24,4 milímetros, ajudaram a interromper as sucessivas quedas.

Cantareira - Sabesp

No acumulado do mês, o Cantareira recebeu 90 milímetros de chuvas. A média prevista para novembro é de 160 milímetros. Apesar de já considerar a segunda cota do volume morto na sua medição, a Sabesp informou que deve iniciar o bombeamento dessa reserva técnica neste sábado (15).

Outros mananciais importantes no abastecimento de São Paulo apresentaram queda nesta quinta-feira(13), apesar da forte chuva que provocou alagamentos na capital paulista. Regiões da cidade chegaram a entrar em estado de atenção pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

No Sistema Guarapiranga, na zona sul da capital, houve queda de 0,2 ponto percentual, passando de 35,3%, ontem, para 35,1%, nesta sexta-feira. A chuva acumulada no manancial foi 7 milímetros. No Sistema Alto Tietê, o segundo mais importante no abastecimento da cidade, choveu apenas 2 milímetros, passando de 7,6% para 7,5%.

Segundo o CGE, a frente fria deve se afastar hoje da cidade, mas o vento frio e úmido que sopra do oceano ainda forma muitas nuvens sobre a faixa leste do estado. O tempo permanece fechado, com períodos de chuva leve. A mínima prevista é 17º Graus Celsius (ºC) e a máxima 22ºC.

No sábado (15), o céu fica nublado e as temperaturas oscilam entre 15ºC e 23ºC. Os ventos que sopram do mar ainda facilitarão a entrada de umidade. Deve ocorrer chuviscos e garoa isolada entre a madrugada e o início da manhã.

Fonte: Agência Brasil