Pelo terceiro mês consecutivo, atividade econômica no Brasil cresce
A atividade econômica apresentou crescimento de 0,4% em setembro, percentual já dessazonalizado (ajustado para o período). É o terceiro mês consecutivo em que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta segunda-feira (17), registra aumento. Em julho, o crescimento dessazonalizado foi 1,5%. Em agosto, houve alta de 0,27%
Publicado 17/11/2014 10:34
Na comparação com agosto de 2013, o índice apresenta queda dessazonalizada de 0,24%.No acumulado do ano, em valores já ajustados, houve aumento de 0,01% na atividade econômica. Considerando os últimos 12 meses, o aumento do IBC ficou em 0,6%.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.
O resultado foi acima do esperado por analistas, mas os dados do terceiro trimestre estão em linha com o que vinha apontando o Banco Central em seus documentos oficiais, que apostava na recuperação da economia no segundo semestre. No último balanço, divulgado pelo Banco Central no final de agosto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia negado recessão técnica no país. Já a presidenta Dilma Rousseff, mais otimista, havia previsto uma "grande recuperação" da economia.
O IBGE divulgará o resultado do PIB do terceiro trimestre no dia 28 deste mês.
Com informações das agências