Comércio paulistano registra aumento da contratação em outubro

Enquanto foram demitidos 49.628 empregados – 6,5% acima do registrado em setembro – mais 52.044 ingressaram no setor, o que significa aumento de 6,6% nas contratações. No acumulado de janeiro a outubro, o saldo de empregos ficou em 2.315.

Rua 25 de março - Agência Brasil

As informações são da pesquisa mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base em dados coletados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O nível de emprego no comércio varejista da região metropolitana de São Paulo aumentou 0,8% em outubro, com a criação de 2.416 vagas. O número de trabalhadores no setor com carteira assinada atingiu 1,022 milhão de pessoas.

Entre as empresas que mais fizeram cortes em outubro estão as concessionárias de veículos, com queda de 6,8%, e as lojas de vestuário, tecidos e calçados (-3%). No acumulado do ano, as concessionárias demitiram 5,5% de seu quadro e nas lojas de vestuários, tecidos e calçados a variação foi negativa em 1,4%.

Em sentido oposto, os supermercados e as farmácias e perfumarias ampliaram as contratações em 3,6% e 3,8%, respectivamente, em relação a outubro de 2013. Por meio de nota técnica, a FecomercioSP informou que há uma percepção de receio tanto por parte dos empresários quanto do consumidor em relação aos rumos da economia.

Ainda de acordo com a entidade, deve ocorrer um aquecimento do mercado com a proximidade das festas de fim de ano e a entrada do décimo terceiro salário, porém, em nível menor do que no ano passado.

A pesquisa, que é feita desde 2008, analisa o nível de emprego do setor em dez ramos de atividade, por meio de dados primários do Caged.

Fonte: Agência Brasil