O show que vale muito

Os Racionais MC's estão de volta! Quem é de São Paulo e, sobretudo da periferia, sabe que essa afirmação pode soar mais forte do que dizer que os Beatles estão de volta na Inglaterra…

Por Thiago Cassis*, para o Portal Vermelho

Racioanis - cores e valores - Divulgação

Após um hiato de 12 anos – o último disco Nada como um dia após outro dia é de 2002 – o conjunto do Capão Redondo, bairro da Zona Sul de São Paulo, composto por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay divulgou nas redes essa semana o disco Cores e Valores.

Nesse período sem novas composições os integrantes da banda se dedicaram aos seus projetos paralelos, lançaram o disco ao vivo, que virou DVD, 1000 Trutas, 1000 Tretas e deu tempo até para o líder da banda, Mano Brown, gravar um vídeo em apoio a reeleição de Dilma Rousseff.

A faixa que dá nome ao álbum, Cores e Valores, abre o disco, e logo nos primeiros minutos encontramos os Racionais de sempre: “Na terra cujo o herói matou um milhão de índios, pelas marginais os pretos agem como reis”.

Na música Eu Compro, a situação de milhões de brasileiros beneficiados pelo crescimento econômico dos últimos 12 anos é narrada assim: "Eu quero/ Eu compro / E sem desconto / À vista”. No que diz respeito à sonoridade, críticos especializados em Hip Hop apontam as influências do estilo Trap Music, uma vertente do rap norte-americano, que aposta nos graves e nos efeitos.

Em declaração exclusiva para Portal Vermelho, o DJ dos Racionais, KL Jay, afirmou que a banda se insere no atual momento do brasil “dando o exemplo de competência, fazendo música de qualidade e tudo que essa música gera, empresas, negócios, empregos, etc…”.


Racionais MC's 

O disco abre espaço também para um certo romantismo, algo diferente no repertório dos Racionais, a faixa Eu te proponho coloca: “O dia nasce feliz, baby, abre os seus braços, a gente faz um país, baby”.

Apesar das diferenças na sonoridade e temas novos nas letras, as questões cotidianas da capital paulista dão o tom mais uma vez. Impossível não ser transposto para as ruas de São Paulo, com suas “tretas”, contradições, avenidas e periferias. Dá para sentir a atmosfera vivida pelos que moram “da ponte pra lá”.

O conturbado episódio que a banda se envolveu na Virada Cultural de 2007, quando Mano Brown saiu em defesa de pessoas que assistiam a apresentação e eram atacadas pela PM sem nenhum motivo aparente é relembrado na faixa A Praça. Artistas de rap não foram incluídos nas Viradas Culturais dos anos posteriores, até o retorno, com os próprios Racionais MC's, já na gestão do prefeito Fernando Haddad, na edição de 2013 do evento.

A apresentação de lançamento do novo disco dos Racionais MC's, que foi gravado no Capão Redondo, acontece no Espaço das Américas, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, no dia 20 de Dezembro.

E respondendo à pergunta feita no título da faixa, e primeiro single, “Quanto vale o show?”, podemos afirmar que os Racionais continuam valendo muito a pena.

*É jornalista, editor de notícias do portal da UJS