Infância ribeirinha é tema de exposição em Brasília

O olhar de crianças e adolescentes de Brasília sobre a infância ribeirinha, notadamente daqueles que vivem às margens dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, está exposto em 55 telas no Salão Infantojuvenil Brincando com Arte 2014.

Infãncia Ribeirinha - Reprodução

Os vencedores do evento serão conhecidos nesta sexta-feira (28), às 14h30. A cerimônia terá a presença dos participantes e de seus professores e arte-educadores, no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – promotora do evento há 12 anos.

Os trabalhos selecionados permanecem expostos nesta semana para visitação pública, das 8h às 17h; o tema desta edição do evento é “A infância nos Vales”. O Salão conta com telas produzidas por jovens artistas da faixa etária de 7 a 18 anos, matriculados em escolas públicas e privadas, cursos de artes e ateliês do Distrito Federal.

Os desenhos, gravuras e pinturas retratam a infância nos vales dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim e estão divididas em quatro categorias: “Infantil” (de 7 a 10 anos); “Juvenil I” (de 11 a 14 anos); “Juvenil II” (de 15 a 18 anos) e “Especial”. Nesta última não há limite de idade nem concorrência.

Haverá premiação para os classificados em 1º, 2º e 3º lugares, conforme decisão da comissão julgadora formada por pessoas ligadas ao campo das artes. Será premiado ainda o autor do trabalho escolhido pelo “júri popular”, composto por empregados e colaboradores da Codevasf e visitantes em geral.

Os vencedores receberão troféus, medalhas e kits com materiais de produção artística, tais como cavaletes de pintura, revistas especializadas, tintas, pincéis, telas e lápis aquareláveis.

Na cerimônia de premiação e encerramento haverá apresentação dos gêmeos José Jeferson e Clara Maria, de 9 anos, alunos do projeto Música para Crianças, do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB). Eles executarão em violino composições de C. M. von Weber e G. F. Handel.

Serviço:

Salão Infantojuvenil Brincando com Arte 2014

Período: 17 a 28 de novembro

Local: Espaço Cultura Codevasf (SGAN, Quadra 601, Ed. Manoel Novaes – Térreo)

Fonte: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba