Nota do PCdoB em solidariedade ao povo palestino

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reafirma e manifesta a sua histórica solidariedade ao povo palestino neste 29 de novembro, que é o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, e em especial neste ano de 2014, que foi considerado pela ONU o Ano Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.

pcdob palestina - Divulgação

Reafirmamos a posição histórica dos comunistas brasileiros em defesa da paz, em defesa da causa palestina e contra as agressões do regime sionista de Israel. As resoluções do 13o Congresso do PCdoB, expressando a nossa longa história de solidariedade à causa palestina e de combate às ocupações neocoloniais, como é a ocupação de Israel das terras palestinas definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), dizem:

“O povo palestino luta contra a política genocida e opressora do Estado de Israel, que usurpa suas terras e o submete a uma cruel forma de neocolonialismo. A decisão da ONU de reconhecer o Estado da Palestina como observador é um alento para a luta do povo palestino, que recebe a solidariedade dos povos de todo o mundo em sua saga libertadora. O PCdoB defende essa justa e heroica luta dos palestinos por seu Estado independente e soberano, nas fronteiras anteriores à guerra de 1967, com capital em Jerusalém Leste e o retorno dos refugiados, conforme decisão da ONU.”

Leia também:
Na Índia, Conselho Mundial da Paz reafirma solidariedade à Palestina

Coerente com suas posições históricas, o PCdoB tem participado, junto a outros partidos e entidades democráticas e progressistas, de manifestações em todo o Brasil, unitárias e pacíficas, que reúnem milhares de brasileiros exigindo o fim das agressões ao povo palestino e o cumprimento das decisões da ONU para estabelecer a paz na região.

Por Renato Rabelo, Presidente Nacional do PCdoB, e Ricardo "Alemão" Abreu, Secretário de Relações Internacionais do PCdoB