Ilhas Canárias são usadas pela Otan como base contra a Rússia

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) prepara instalações nas Ilhas Canárias para sua guerra eletrônica, como parte do assédio à Rússia, denunciou o analista militar espanhol José Manuel Rivero.

Tropas da Otan no Afeganistão

Em uma conferência intitulada Canárias Nos Palcos das Guerras, Rivero recordou que essas ilhas já foram utilizadas como base das tropas francesas na intervenção armada da Otan em Mali e agora se ampliam as estruturas militares na região.

Segundo uma versão da publicação digital regional San Borondón, se projeta com fins bélicos a utilização do aeródromo de Lanzarote, uma prevista terceira pista do aeroporto de Grande Canaria e o campo de tiro de Pájara, na ilha de Fuerteventura.

"Trata-se", diz o texto, "de uma militarização da ilha que o Tribunal Supremo espanhol é cúmplice, pois deu luz verde à declaração de Pájara como Zona de Interesse para a Defesa, com o amparo de uma lei ainda vigente e que data da época da ditadura de Francisco Franco (1936-1975)".

Ainda segundo a denúncia, a Universidade das Palmas de Grande Canaria cedeu seus técnicos eletrônicos para o desenvolvimento de atividades relacionadas com a Otan e assegurou que a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) tem uma base nas Canárias.

Segundo Rivero, a Usaid desempenha um papel de ingerência em países da América Latina como Cuba e Venezuela. Ele afirmou também que as Canárias estão a serviço da Otan, postas pelo governo da Espanha, para o saque dos recursos naturais da África.

A conferência foi apresentada no contexto de uma jornada organizada pela Plataforma Canaria de Solidariedade com os Povos contra a militarização do arquipélago e o uso de seu território como plataforma de agressão, especialmente contra o continente africano.

Fonte: Prensa Latina