XI Bienal do Livro homenageará Moreira Campos e Milton Hatoum

Os amantes do livro e da leitura têm encontro marcado a partir do dia 6 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, para a 11a edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, que segue até o dia 14, promovendo o encontro de escritores, livreiros, editores, professores, alunos e milhares de leitores interessados em conhecer as novidades do mercado de livros e literatura.

Com o tema “Fortaleza de Moreira Campos", a Bienal do Livro do Ceará fará um tributo ao contista José Maria Moreira Campos (1914-1994), considerado um dos mais representativos escritores cearenses, que fez 100 anos de nascimento em 2014. O outro grande homenageado da Bienal do Livro e que se fará presente ao evento é o escritor amazonense Milton Hatoum, um dos mais premiados e traduzidos escritores brasileiros. O acesso para o evento e todas as atividades culturais realizadas durante os nove dias de Bienal serão gratuitos. A organização estima um público de 600 mil visitantes ao longo do evento. O horário de funcionamento será das 09 às 22 horas.

O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.

O palco para esta festa do livro e da literatura é Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará, o mais moderno e bem equipado da América Latina. O espaço estará preparado para a realização de diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows lítero-musicais. Tudo isso em uma programação ampla e rica, com o objetivo de contemplar a mais diversificada gama de possível de interfaces com a literatura.

A programação da Bienal Internacional do Livro 2014 está ancorada em quatro eixos principais: Infantil (com curadoria de Kelsen Bravos), Juventude (sob a responsabilidade de Régis Freitas), Homenagens a Moreira Campos (com curadoria de Carolina Campos, neta do escritor) e Feira de Livros.

A área destinada à exposição e comercialização de livros ocupará um total de 10 mil m2 no piso Térreo, em espaço totalmente climatizado, onde serão expostos cerca de 80 mil títulos e 150 toneladas de livros em estandes com a presença de 30 editoras, 15 livrarias e cerca de 450 grandes, médias e pequenas editoras que serão representadas e terão suas publicações colocadas à venda na Bienal do Livro, com preços acessíveis. As editoras universitárias terão uma área exclusiva, já estando confirmadas a ABEU – Associação Brasileira de Editoras Universitárias, Edições UFC, e Editoras da Uece, da Unesp, da Unicamp e da UFMG. A previsão de movimentação financeira em negócios na Bienal será de aproximadamente R$ 9 milhões.

As Salas Multiuso dos Mezaninos 1 e 2 serão utilizadas para toda a programação voltada para os públicos Infantil e Juventude. Na ala Infantil, a programação terá contações de histórias, lançamentos de livros e brincadeiras, reunindo nomes locais e nacionais já confirmados, como Tino Freitas, Benita Prieto, Ieda de Oliveira, Rafael Limaverde, Daniel Dias, Almir Mota, Efigênia Alves, Tulio Monteiro, entre outros. Uma das atrações principais do evento e que vai unir as mais variadas gerações de filhos e pais é a de Bia Bedran, uma das primeiras referências que costumam ser evocadas quando se trata da arte de cantar e contar histórias,. Em mais de 35 anos dedicados ao público infantil, Bia Bedran construiu uma carreira de sucesso e vai mostrar muito disso durante quatro dias de participação no evento, com um show e palestras.

A turma da Juventude vai ter muitos motivos para dedicar horas de suas férias dentro da Bienal do Livro. A programação montada destaca grandes nomes da Literatura Fantástica que virão a Fortaleza, como André Vianco, Marcelo Del Debbio, Leonel Caldela, Carolina Munhoz, Affonso Solano e Raphael Draccon, entre outros, que irão se unir a nomes e grupos locais como Roche Tavares, Cristina Aguiar, a turma do Toca Ceará, do Intocado Ceará, do Grupo Paideia, do Rapadura Cast , do Iradex e do Vila do RPG. Entre palestras, bate-papos descontraídos sobre livros, games, cultura pop e outros temas afins, os visitantes poderão acompanhar e até mesmo participar da gravação de podcasts. A turma apaixonada por RPGs também terá uma área exclusiva à disposição.

Todas os finais de tardes têm um momento especial para a Programação Moreira Campos, com interferências da obra do contista cearense em toda a Bienal, mostrando a presença de Moreira Campos para além da literatura. Serão debates, palestras, mesas-redondas e apresentação de toda a trajetória do principal homenageado desta edição da Bienal do Livro do Ceará. A vida de Moreira Campos atravessa a história de Fortaleza e as várias mudanças pelas quais a cidade passou ao longo do século XX. O escritor era um apaixonado pela capital onde escolheu viver e mostrou isso ao longo de sua obra e trajetória.

Descendente de libaneses, o escritor e tradutor Milton Hatoum é considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil. Ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade da Califórnia em Berkeley. Escreveu quatro romances: Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte (todos ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance) e Órfãos do Eldorado. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, como Itália, Estados Unidos, França e Espanha. Outro homenageado da Bienal do Livro do Ceará, ele irá se juntar a outros grandes nomes da literatura nacional e cearense nestes dias de encontros e diálogos, como Luiz Ruffato, Lira Neto, Xico Sá, Luis Serguiha, Mário Magalhães, Raquel Cozer, Ana Miranda, Tércia Montenegro, Socorro Acioli, entre outros inúmeros escritores.

Durante a Bienal, serão prestadas homenagens também ao Centenário do poeta modernista, jornalista e escritor Antonio Girão Barroso, um dos fundadores da revista Clã, em 1946, e que ganhou notoriedade nos círculos intelectuais do Brasil durante quatro décadas. Um dos precursores do Modernismo no Ceará, Girão foi membro da Academia Cearense de Letras e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará. Também haverá um registro e homenagem aos 120 anos da Academia Cearense de Letras.

Outro aspecto a se destacar na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará é a presença de representações internacionais de países como Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Peru, bem como uma forte participação de escritores da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A organização já confirmou nomes como Manoel Casqueiro, Conceição Evaristo, Eduardo Quive, Umbulani, Donato N. Dongo, Abidulai Sila, Margarida Fontes, Abraão Vicente, Jorge Marmelo, Nuno Camarneiro, Conceição Lima, Gorete Pina e Luis Cardoso Estacas.

Serviço

XI Bienal Internacional do Livro do Ceará

Data: 6 a 14 de dezembro de 2014
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)
Horário de Visitação: das 09 horas às 22 horas
Entrada gratuita

Fonte: Secretaria da Cultura do Ceará (Secult)