Banco da China prevê que PIB chinês crescerá 7,2% em 2015

O Banco da China previu na terça-feira (2) que o produto interno bruto (PIB) nacional crescerá cerca de 7,2% em 2015, abaixo da meta estabelecida para este ano.

Banco Central da China - Imagine China

Essa é uma das poucas previsões públicas feitas por um importante órgão estatal que indica que a economia chinesa pode continuar desacelerando, apesar de analistas estrangeiros preverem que a China reduzirá sua meta do PIB diante da persistência da pressão de queda.

Em 2014, a meta do crescimento do PIB do país é 7,5%. O país registrou um crescimento de 7,4% nos primeiros três trimestres.

"Em termo geral, a economia se mantém em um nível razoável e há sinais de melhoria", declarou Chen Weidong, analista do Banco da China, um dos "quatro grandes" bancos da China.

Em 2015, o ambiente externo se recuperará e o efeito das medidas de reforma se apresentará, comentou o analista.

"No entanto, a pressão da capacidade excessiva, o ajuste no setor imobiliário e outros fatores adversos serão um obstáculo para o crescimento econômico", assinalou Chen.

Uma conferência de trabalho econômica central, no fim deste mês, deve divulgar mais sinais sobre a política econômica da China para 2015.

Fonte: Xinhua