China reitera negativa a deputados britânicos para visitar Hong Kong

A China reiterou, nesta quarta-feira (3), sua negativa de permitir a visita de parlamentares britânicos a Hong Kong e uma porta-voz da chancelaria os exortou a absterem-se de interferir nos assuntos internos dessa região administrativa especial chinesa.

Manifestações em Hong Kong - BBC

O governo da China expressou claramente seu total apoio às autoridades da região administrativa especial de Hong Kong para que arranjem seus problemas de acordo com a lei, disse a porta-voz Hua Chunying.

“A China opõe-se à interferência de qualquer governo estrangeiro, organização ou indivíduo nos assuntos internos desse território” sublinhou a diplomata. Ela disse ainda que serão infrutíferas as tentativas pela parte britânica de prosseguir provocando sobre o tema.

Hua expressou que o governo de Pequim está disposto a desenvolver relações de amizade e cooperação com outros países, incluído o Reino Unido, mas sobre as bases de respeito mútuo, igualdade, benefício comum e a não ingerência nos assuntos internos.

“Esperamos que o Reino Unido possa se unir aos esforços da China em favor de relações saudáveis entre ambos os países para que os dois povos se beneficiem”, acrescentou a porta-voz.

Fonte: Prensa Latina