Ministério discute inovação para a agricultura familiar no RJ

Construir uma agenda comum voltada à inovação na agricultura familiar. Com este objetivo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Embrapa estão realizando Oficinas de Concertação em todo País.

Agricultura no Nordeste - Reprodução

A ação busca capacitar 4.060 agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), para atender cerca de 420 mil famílias de agricultores. Nesta quinta (4) e sexta-feira (5), o evento será realizado no Rio de Janeiro, na sede da Embrapa Agrobiologia, na Baixada Fluminense.

Durante os dois dias de oficina, serão disponibilizadas informações sobre as ações já executadas em termos de inovação e quem as executou, quais os pontos fortes dessas ações e quais as dificuldades e limitações para executá-las.

A intenção é construir um cenário do estado da agricultura familiar nos pilares: ensino, pesquisa e extensão. O encontro visa viabilizar o planejamento e a execução do Programa de Inovação Tecnológica na Agricultura Familiar.

O programa prevê a formação de agentes de Ater levando em consideração três pilares estruturantes:

1-Oficinas de Concertação, que são fóruns de trabalho com participação de gestores e lideranças de assistência técnica rural;

2-Eventos Temáticos, que consistem no compartilhamento e na organização de conhecimentos e tecnologias; e

3-Cursos de Formação, direcionados prioritariamente aos agentes para que eles se atualizem tecnologicamente e metodologicamente.

4-Além de instituições fluminenses, também estarão presentes na oficina representantes da agricultura familiar – cooperativas, movimentos sociais, associações e núcleos de agroecologia.

As oficinas começaram a ser realizadas em outubro deste ano e vão até o que vem. Elas abrangem os técnicos das instituições selecionadas por chamadas públicas do MDA. O investimento é de R$ 9,2 milhões por meio de dois convênios firmados entre MDA e Embrapa.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário