Oposição precisa "saber perder", diz Rui Falcão

Em entrevista ao blogueiro Kennedy Alencar, o presidente do PT, Rui Falcão, refletiu sobre a conjuntura política e sobre a ofensiva da direita em curso. Ele afirmou ainda que a oposição precisa “saber perder” e “reconhecer o resultado”. 

Rui Falcão

O presidente do PT repetiu o argumento de que houve reforço do combate à corrupção a partir do governo Lula, com maior número de operações da Polícia Federal e mais fiscalização da Controladoria Geral da União. “Não é punição só dos corruptos, mas dos corruptores também.”

Segundo ele, enfrentar a corrupção, “sobretudo nos casos de colarinho branco”, traz “avanços para a consolidação da democracia no Brasil”.cou a posição assumida pelo tucano Aécio Neves (PSDB-MG). “Ele imagina que a campanha eleitoral continua. Prossegue no palanque. E uma mais provável é que a derrota lhe subiu à cabeça, porque são tantas manifestações despropositadas”.

“Evidentemente, vem hoje ganhando corpo um pensamento de direita organizada. Em uma sociedade democrática, a direita e a esquerda podem se manifestar. Há liberdade de manifestação, o direito de livre expressão de pensamento, que nós defendemos. Por aí, não tem problema nenhum. O que não pode é manifestação com sentido de depredação e quebradeira ou movimentos que tendam a romper com a legalidade democrática.”

Sobre postura do STF, Rui Falcão declarou que, na prática, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes faz “manobra protelatória” para evitar a conclusão do julgamento que proíbe doações eleitorais de empresas. Segundo Falcão, Mendes sofrerá pressão para encerrar o pedido de vista.

Combate à corrupção

Falcão voltou a falar sobre o avanço dos governos Lula e Dilma no combate à corrupção e repetiu os investimentos nas operações da Polícia Federal e mais fiscalização da Controladoria Geral da União. “Não é punição só dos corruptos, mas dos corruptores também.”

Segundo ele, enfrentar a corrupção, “sobretudo nos casos de colarinho branco”, traz “avanços para a consolidação da democracia no Brasil”.

Da Redação,
Com informações do Blog do Kennedy