China apoia decisões de Hong Kong para enfrentar manifestações

Um porta-voz do Gabinete do Conselho de Estado da China para os Assuntos de Hong Kong e de Macau disse, nessa sexta-feira (12), que as ocupações ilegais nas ruas da região de Hong Kong já demoraram muitos dias e prejudicaram gravemente a ordem social, a economia, a vida do povo local, o processo democrático e a administração jurídica de Hong Kong. 

Protestos em Hong Kong

“Por isso o gabinete apoia as decisões da polícia de Hong Kong para remover os obstáculos e recuperar o transporte nas ruas ocupadas”.

Segundo o porta-voz, o governo central da China persiste firmemente no princípio de Um País, Dois Sistemas e aplica com determinação a Lei Básica de Hong Kong. Ele revelou que em 2017 o Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Hong Kong poderá ser definido por eleições gerais.

O porta-voz enfatizou que as "Ocupações Central" são atividades ilegais e não são acolhidas pelo povo local. Ele deseja que todos os círculos sociais de Hong Kong tomem esse assunto como uma lição, apliquem o princípio de Um País, Dois Sistemas, considerem como prioridade a soberania, segurança e os interesses do país e mantenham a estabilidade e prosperidade duradoura de Hong Kong.

Fonte: Rádio China Internacional