Irã e sexteto decidem realizar reunião em 17 de dezembro

O Irã e o sexteto decidiram realizar uma nova rodada de negociações com os diretores políticos em 17 de dezembro, em Genebra. A Suíça confirmou a sua disponibilidade para fornecer a plataforma de negociação.

Sexteto irã

“O Irã e o sexteto de mediadores internacionais (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha) vão reunir-se em 17 de dezembro, em Genebra”, declarou uma fonte diplomática à agência de notícias Tass.

"Foi decidido realizar uma nova rodada de negociações na próxima quarta-feira, em Genebra. A Suíça está pronta para receber a delegação", disse a fonte.

Segundo ela, além da Suíça, um número de países, incluindo Omã e o Cazaquistão, também manifestaram seu desejo de sediar o encontro.

A Rússia acredita que a nova prorrogação das negociações entre o sexteto e o Irã é impossível, é uma prática arriscada, considera o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Ryabkov.

"A Rússia irá defender a continuação intensiva das negociações, e que, em qualquer caso, elas se encaixem dentro do prazo estabelecido e sem novas prorrogações. Os novos adiamentos são, em nossa opinião, simplesmente impossíveis. É uma prática muito arriscada", disse o político.

Em novembro de 2013, em Genebra, o sexteto de mediadores internacionais (Rússia, EUA, Reino Unido, França, China e Alemanha) e o Irã concordaram em preparar um acordo que garantisse a natureza exclusivamente pacífica do programa nuclear de Teerã, em troca de um levantamento completo das sanções. Passado um ano, esse acordo ainda não foi elaborado no tempo acordado – até 24 de novembro, só existe um "plano interino de ação". As partes prorrogaram as negociações até o final de junho.

Fonte: Voz da Rússia