Obama assina projeto de financiamento a curto prazo para o governo

O presidente estadunidense Barack Obama assinou nesta sexta-feira uma lei aprovada pelo Congresso para financiar por dois dias adicionais as agências federais, até que o Senado aprove o orçamento completo para 2015.

Barack Obama

Se os congressista não tivessem aprovado esta medida provisória de emergência, convertida em lei com a assinatura do presidente, as instituições federais teriam de fechar as portas, como ocorreu nos dois últimos anos, após os recursos destinados a elas terem acabado na quinta-feira.

A resolução, denominada de "resolução de continuidade", assegura fundos às entidades federais durante o fim de semana, prazo no qual os senadores devem votar sobre o projeto de mais de US$ 1 bilhão de dólares que já foi sancionado na noite de quinta (11) pela Câmara dos Representantes, de maioria republicana, por uma contagem de 219 a 206 votos.

A proposta que será analisada pelo Senado a partir desta sexta-feira repassará dinheiro ao governo para o que resta do ano fiscal de 2015, que teve início em 1º de outubro e terminará em 30 de setembro do próximo ano.

A Casa Branca pediu aos membros do Capitólio que aprovassem o orçamento, porque contém financiamento para a luta contra a epidemia de ebola, a campanha militar contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria, assim como planos de saúde e as iniciativas de Obama no tema da migração, entre outros assuntos.

Fonte: Prensa Latina