Alba comemora 10 anos com Cúpula em Cuba

Presidentes e outros representantes da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América -Tratado de Comércio dos Povos (Alba – TCP) se reúnem neste domingo (14) em Havana, Cuba, para realizar a 13ª Cúpula do bloco.

Alba comemora 10 anos com Cúpula em Cuba - Prensa Latina

O encontro, que transcorre no Palácio da Revolução da capital cubana, tem também caráter comemorativo, pois celebrará o 10º aniversário da criação do bloco regional pela iniciativa do líder histórico da revolução cubana, Fidel Castro, e do falecido presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

O centro de ação da Alba – TCP é a luta contra a pobreza e a exclusão social e se baseia na criação de mecanismos para fomentar a cooperação entre os países.

Os projetos da Alba priorizam a integração latino-americana, a negociação em blocos sub-regionais e as alianças estratégicas com a finalidade de apresentar posições comuns no processo de negociação.

A Alba é uma proposta para construir consensos e repensar os acordos de integração em função de alcançar um desenvolvimento endógeno nacional e regional que erradique a pobreza, corrija as desigualdades sociais e assegure uma crescente qualidade de vida para os povos.

A proposta da Alba se soma ao despertar da consciência que se expressa no surgimento de uma nova liderança política, econômica, social e militar na América Latina e no Caribe.

Cuba, Venezuela, Antigua y Barbuda, Bolívia, Dominica, Equador, Nicarágua, Santa Lúcía y San Vicente e as Granadinas fazem parte da Alba, que tem o Haiti como convidado especial. Espera-se que nesta Cúpula se efetive oficialmente o ingresso de San Cristóbal e de Nieves y Granada.

Prensa Latina