Unicef agradece apoio urgente e humano de Cuba aos países com ebola

A representante para a África Central do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Brigitte Helali, agradeceu o apoio urgente e humano que Cuba tem proporcionado aos países atingidos pelo vírus do ebola.

Fotografia Ebola vírus

“Estamos realizando uma série de encontros com nações que oferecem uma cooperação efetiva como é o caso de Cuba, para tê-los em conta no próximo ano nos programas de ajuda as nações africanas que a Unicef executará”, disse Helali ao ser recebida pelo embaixador de Havana na Guiné, Pedro Doña.

A servidora reconheceu o avanço constante e os resultados da ilha caribenha no tema da saúde e em especial a atenção a mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos. Também lembrou do apoio aos que precisam de atenção especial por alguma incapacidade, programas que podem ser analisados entre a Unicef, Cuba e Guiné Equatorial.

Ela ainda explicou que durante sua passagem pela África analisou um conjunto de programas que podem ser ampliados e reforçados como a atenção a mulheres grávidas, a crianças menores de cinco anos, pessoas com alguma incapacidade e na área de educação para adultos.

Em setembro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, agradeceu a contribuição de Cuba aos esforços internacionais para enfrentar a epidemia de ebola que açoita a África Ocidental.

Ante o pedido da ONU de apoio global para frear a epidemia, o país caribenho enviou a Serra Leoa um contingente de 165 especialistas (62 médicos e 103 enfermeiros).

Fonte: Prensa Latina