Tropas russas testam transporte de alta tecnologia no Ártico
O jipe da Trekol SUV e o caminhão militar GAZ-3344 oferecem boas perspectivas ao transporte de tropas em regiões árticas, destacaram nesta segunda-feira (15) meios jornalísticos da Rússia.
Publicado 16/12/2014 14:34

Ao informar a respeito do teste realizado ontem com esses meios de alta tecnologia na península ártica de Ribachi, a 200 quilômetros da cidade de Múrmansk, as fontes refletem o otimismo do Ministério da Defesa.
As Forças Armadas russas decidiram experimentar estes equipamentos depois de avaliar mais de 20 modelos de veículos militares com o objetivo de criar o protótipo mais adequado para cumprir missões nas regiões permanentemente congeladas.
Entre os meios estudados figuram motos de neve e meios automotores com pneus de baixa pressão, tanques de duas seções, transporte de reconhecimento e veículos de combate entre outros.
Segundo o serviço de imprensa do Ministério de Defesa, o Trekol SUV é um jipe de 2,5 toneladas capaz de passar por cima de um bloco de gelo e deixá-lo intacto graças ao material especial com o qual estão fabricados seus pneus.
Largas e suaves rodas permitem a este automotor funcionar eficientemente na neve profunda com 10 soldados completamente equipados a bordo, informaram as fontes.
O GAZ-3344, também testado com sucesso, é um caminhão desenvolvido para transportar tropas militares através de áreas nevadas e pantanosas, informou-se.
Mikhail Mitsíntsev, chefe do Centro Nacional de Defesa, declarou recentemente que Moscou construirá no Ártico 13 aeródromos, um polígono de aviação, colocará vários radares e postos de comando da Força Aérea.
O presidente Vladimir Putin, por sua vez, anunciou no último dia 25 de novembro que para aperfeiçoar a composição e estrutura das Forças Armadas, no dia 1 de dezembro, estaria em operação um comando estratégico unificado no Ártico.
Fonte: Prensa Latina