Tropas russas testam transporte de alta tecnologia no Ártico

O jipe da Trekol SUV e o caminhão militar GAZ-3344 oferecem boas perspectivas ao transporte de tropas em regiões árticas, destacaram nesta segunda-feira (15) meios jornalísticos da Rússia.

Vladimir Putin

Ao informar a respeito do teste realizado ontem com esses meios de alta tecnologia na península ártica de Ribachi, a 200 quilômetros da cidade de Múrmansk, as fontes refletem o otimismo do Ministério da Defesa.

As Forças Armadas russas decidiram experimentar estes equipamentos depois de avaliar mais de 20 modelos de veículos militares com o objetivo de criar o protótipo mais adequado para cumprir missões nas regiões permanentemente congeladas.

Entre os meios estudados figuram motos de neve e meios automotores com pneus de baixa pressão, tanques de duas seções, transporte de reconhecimento e veículos de combate entre outros.

Segundo o serviço de imprensa do Ministério de Defesa, o Trekol SUV é um jipe de 2,5 toneladas capaz de passar por cima de um bloco de gelo e deixá-lo intacto graças ao material especial com o qual estão fabricados seus pneus.

Largas e suaves rodas permitem a este automotor funcionar eficientemente na neve profunda com 10 soldados completamente equipados a bordo, informaram as fontes.

O GAZ-3344, também testado com sucesso, é um caminhão desenvolvido para transportar tropas militares através de áreas nevadas e pantanosas, informou-se.

Mikhail Mitsíntsev, chefe do Centro Nacional de Defesa, declarou recentemente que Moscou construirá no Ártico 13 aeródromos, um polígono de aviação, colocará vários radares e postos de comando da Força Aérea.

O presidente Vladimir Putin, por sua vez, anunciou no último dia 25 de novembro que para aperfeiçoar a composição e estrutura das Forças Armadas, no dia 1 de dezembro, estaria em operação um comando estratégico unificado no Ártico.

Fonte: Prensa Latina