Dois filmes latino-americanos são finalistas ao Oscar

O filme argentino Relatos Selvagens e o venezuelano Libertador são os finalistas ao Oscar nas categorias Melhor Longa Metragem de Língua Não Inglesa.

elenco do filme Relatos Selvagens - Divulgação

O filme venezuelano Libertador, de Alberto Arvelo, é uma produção entre Venezuela e Espanha e está baseado na vida de Simón Bolívar (1783-1830), líder da independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia e Peru, que estavam sob domínio espanhol.

Bolívar advertiu sobre o perigo que o suposto império estadunidense significava para a unidade da América Latina e Caribe. Se Libertador for escolhido será o primeiro filme venezuelano a competir por um Oscar nesta categoria.

O filme argentino Relatos Selvagens, de Damián Szifrón, contém seis episódios envoltos em violência, intriga e humor negro. Szifrón explora a perda de equilíbrio e catarse. A obra conta ainda com bons efeitos especiais e a crítica destaca o alto conteúdo psicológico.

Até o momento, o filme argentino recebeu 10 galardões, entre eles os outorgados pelo festival de Cannes e de San Sebastián. Na Argentina já ganhou o Prêmio Sul de Melhor Filme de 2014. Damián Szifrón também recebeu o galardão de Melhor Diretor, Roteiro Original e Montagem.

Ambos os filmes latino-americanos competem com sete produções de países como Rússia, Suécia, Polônia e Holanda, entre outros. Cinco serão nomeados para competir na 87ª edição do Oscar, que será realizada no próximo dia 22 de fevereiro.

Fonte: Telesur