Arábia Saudita ameaça elevar produção de petróleo

O ministro de Petróleo do Arábia Saudita, Ali al-Naimi, afirmou que o país está preparado para elevar a produção de petróleo e atender à demanda de novos clientes.

Campo de petróleo na Arábia Saudita

“Nós vamos manter a cota de 9,7 milhões de barris por dia, a não ser que surjam novos clientes. Neste caso, nós podemos aumentar essa cota”, afirmou al-Naimi, segundo o jornal estatal árabe, al-Hayat.

O ministro negou que a manutenção dos preços do petróleo em patamares mais baixos possam resultar em um déficit orçamentário para a Arábia Saudita este ano.

De acordo com al-Naimi, o país não possui dívida atualmente. E estaria, inclusive, pronto para realizar empréstimos, se necessário.

“Os bancos estão carregados e podemos emprestar a partir deles, mantendo nossas reservas em dinheiro”, afirmou o ministro saudita.

A declaração foi feita um dia depois de ele afirmar que o atual patamar do preço do petróleo não incentiva os investimentos “em qualquer forma de energia”, mas, ao mesmo tempo, estimularia o crescimento econômico global. Isso, segundo o ministro, levaria “a um aumento da demanda global”.

Fonte: Monitor Mercantil