China rebaixa preços dos combustíveis

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), o principal órgão de planejamento econômico chinês, anunciou nesta sexta-feira (26) a redução no preço ao varejo da gasolina em 520 iuanes (US$ 85) por tonelada, e 500 iuanes no do diesel.

Posto combustíveis china

O corte, que entra em vigor a partir do sábado, levará à queda de 0,39 e 0,43 iuane por litro, respectivamente, nos preços varejistas de referência para esses dois produtos, informou a CNDR.

A medida foi a décima consecutiva do tipo desde o início de julho.

Um regime de preços que entrou em vigor no ano passado ajusta os preços do combustível no país quando os preços do petróleo bruto no mercado internacional mudam mais de 50 iuanes por tonelada em 10 dias úteis.

O último corte de preços dos combustíveis da China foi em 12 de dezembro, quando o governo também decidiu aumentar os impostos de consumo sobre produtos de petróleo, o segundo aumento em um mês.

Desde 13 de dezembro, os impostos de gasolina, nafta, óleo solvente e óleo lubrificante aumentaram do 1,12 iuane para 1,4 iuane por litro. Impostos de diesel, combustível de aviação e óleo combustível aumentaram de 0,94 iuane por litro para 1,1 iuane, de acordo com o Ministério das Finanças e a Administração Geral de Impostos.

Fonte: Xinhua