Emissão de gases que afetam a camada de ozônio cai 99,7%

Livro publicado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o Plano Nacional de Eliminação de CFCs, aponta que em escala mundial, segundo informações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a produção desses gases caiu 99,7% entre 1998 e 2008. Na prática, isso significou uma queda de 1,07 milhão de toneladas para 2.746. No caso do Brasil, o MMA informou que as metas estão sendo cumpridas

Brasil na defesa do meio ambiente - Foto: Bárbara de Oliveira/PNUD Brasil

O lançamento do livro, que ocorreu às vésperas do aniversário de 25 anos da ratificação pelo Brasil do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio, também contou com a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do coordenador-geral de Cooperação Técnica do Itamaraty, Márcio Lopes Corrêa.

A ministra endossou a importância da obra como umregistro precioso de como as ações políticas, impulsionadas para o setor. Segundo ela, todas as iniciativas aplicadas até aqui provocam uma mudança profunda no comportamento cotidiano da sociedade. “A sociedade tem de se debruçar sobre os modelos de governança que tiveram bons resultados, como o Protocolo”, afirmou.

Mais

A publicação faz uma retrospectiva de todas as medidas e estratégias adotadas pelo Brasil, um dos países que se destaca pelo cumprimento das metas estabelecidas no Protocolo de Montreal, para acabar com a emissão dos clorofluorcarbonos (CFCs) e hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), encontrados em equipamentos de refrigeração e em alguns tipos de espuma.

Sobre o Protocolo de Montreal

O Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio é um acordo internacional e multilateral, instaurado em 16 de setembro de 1987, no Canadá. Países signatários do Protocolo de Montreal se responsabilizam em eliminar a emissão de gases prejudiciais à camada de ozônio.

Da Redação em São Paulo
Com informações da ONU