Expectativa do mercado para IPCA de 2015 cai, indica relatório

Levantamento, que dá origem ao relatório de mercado, também conhecido com Focus, divulgado nesta segunda-feira (29)  aponta que a expectativa do mercado financeiro para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2015 registrou queda.

inflação - Fonte: João Sicsú

Para este ano, a expectativa dos economistas para a inflação ficou estável em 6,38%. Para 2015, a estimativa recuou de 6,54% para 6,53%. A meta de inflação é de 4,5%, com tolerância de dois pontos para mais ou para menos. Dessa forma, o teto é de 6,5%.

Crescimento

O relatório também apresentou os dados para o Produto Interno Bruto (PIB). Os economistas elevaram a estimativa de uma alta deste ano de 0,13% para 0,14%. Para 2015, a estimativa de expansão da economia ficou estável em 0,55%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, em relatório de outubro, que a economia brasileira saiu da recessão técnica no terceiro trimestre de 2014 – quando o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,1% na comparação com o trimestre anterior.

De janeiro a setembro, a economia teve expansão de 0,2% frente ao mesmo período do ano passado. Já no acumulado em quatro trimestres até setembro, a alta foi de 0,7%.

Da Redação em São Paulo
Com informações das agências