Rússia reconhece oficialmente EI como organização terrorista

A Suprema Corte da Rússia classificou oficialmente nesta segunda-feira (29) o Estado Islâmico e o Jabhat al-Nusra como organizações terroristas, segundo anunciou o serviço de imprensa do tribunal.

Sírios fogem de ataque terrorista

A partir de agora, fica proibida por lei qualquer atividade dos dois grupos no território da Federação Russa.

O Jabhat Al-Nusra ou Frente Al-Nusra é o nome de um ramo da Al-Qaeda na Síria e no Líbano. Ele vem atuando desde 2012, e seus militantes têm sido particularmente mobilizados contra as forças do governo na guerra civil síria.

A organização já foi designada como terrorista pelo, Canadá, Nova Zelândia,  Reino Unido e Turquia.

O Estado Islâmico, por sua vez, é um grupo muçulmano sunita que dominou grandes partes do Iraque e da Síria e proclamou um califado islâmico nas regiões sob seu controle. O rápido avanço do grupo e as notórias atrocidades humanitárias cometidas pelos jihadistas provocaram a resposta militar de uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, que realizou uma série de ataques aéreos contra as posições do grupo em ambos os países.

O Estado Islâmico também é reconhecido como uma organização terrorista pelas Nações Unidas, pela União Europeia e por uma série de outros países, incluindo Estados Unidos, Austrália, Arábia Saudita e Egito.

Fonte: Voz da Rússia