Militantes e população assistem em Brasília posse de Dilma 

Com sol forte e calor intenso, milhares de manifestantes ocuparam o gramado da Esplanada dos Ministérios para acompanhar, em Brasília, a posse a presidenta reeleita Dilma Rousseff. Após assistirem o embarque dela em carro aberto, próximo a Catedral, eles seguiram andando e até correndo até o Palácio do Planalto, onde acompanharam, primeiro o discurso dela no Congresso Nacional, pelo telão, e depois a fala dirigida ao povo brasileiro, do parlatório.
 

Militantes e população assistem em Brasília posse Dilma - Márcia Xavier

Entre os manifestantes, os militantes do PCdoB, partido aliado do governo desde a primeira eleição do ex-presidente Lula, e as mulheres se destacavam. A secretária de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro, Ana Rocha, que acompanhava caravana de 100 mulheres, concentrava si essas duas características e reunia também a vontade de todos os manifestantes ali presentes .

“Eu fiz questão de vir porque essa foi uma vitória suada, que exigiu muito esforço, uma batalha grande para enfrentar uma oposição raivosa e uma mídia a serviço da direita no sentido de derrotar a Dilma. Essa vitória tem gosto de povo e tem que ser comemorada, por isso estamos aqui, debaixo de sol quente, mas vale a pena porque foi uma grande vitória”, disse Ana Rocha.

As mulheres que a acompanhavam concordaram que a manifestação dos brasileiros “é muito importante pelo significado da vitória de Dilma, que foi a vitória do povo, e é muito justo que o povo venha às ruas prestigiar essa posse.”

Para Ana Rocha, o povo quer a democracia, aprofundar o desenvolvimento, mais direitos e melhores condições de vida. “E foi exatamente isso que fez ela vitoriosa, porque os governos de Lula e Dilma melhoram as condições de vida do povo, por isso a mídia não alcançou o povo, que sabe que Dilma representa os interesses do povo brasileiro”, afirmou.

Com menos palavras, os demais manifestantes explicaram porquê enfrentaram sol e calor para acompanhar a presidenta Dilma na solenidade de posse. Uns gritavam: “Dilma, eu votei em tu”. Outras comentavam, diante da visão da presidenta embarcando no carro aberto para desfilar na Esplanada dos Ministérios: “Ela é linda, valeu a pena vir”.

Todas as cores

A posse da presidenta Dilma não atraiu apenas militantes dos partidos políticos, que eram facilmente identificados pelas camisetas e bandeiras vermelhas. O vermelho dos militantes se misturaram com as variadas cores que ostentava o povo, maravilhado com a beleza da cerimônia, principalmente com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Mas eram os militantes quem mais valorizaram a posse de Dilma Rousseff. O grupo de militantes do PCdoB (foto ao lado), que viajou 20 horas, desde o município de Eldorado, no Vale da Ribeira, em São Paulo, para acompanhar em Brasília a cerimônia, disse que a ideologia os trazia até a capital federal para manifestar apoio à Presidenta.

O agricultor familiar, Yassuo Yamane, lamentou que não existissem mais manifestantes. Segundo ele, a manifestação de apoio à presidenta Dilma era um reforço necessário diante da ofensiva da direita. Ele, que foi, junto com o também agricultor rural Alencar Alves, candidato a vereador em 2012 em Eldorado, disse que a mudança na melhoria das condições de vida da população deve acontecer por meio da política. E anunciou que será novamente candidato em 2016.

Leia também:
Posse de Dilma reúne milhares na Esplanada dos Ministérios

De Brasília
Márcia Xavier