Pesquisa mostra grau do uso da informação tecnológica, informa Inpi

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) lançou, no último dia 23 de dezembro, relatório estatístico setorial, baseado em informação de patentes. Chamado de 'Radar Tecnológico', o estudo tem como objetivo é estimular o uso estratégico da informação tecnológica para a indústria brasileira, seguindo os objetivos da Agenda Prioritária do INPI para 2014.  

Patentes - Divulgação.

De acordo com o Instituto, através do documento é possível conhecer os dados patentários de forma visual, por meio de gráficos e tabelas. O novo produto apresenta a informação tecnológica de patentes em formato amigável, buscando facilitar seu entendimento e uso efetivo.

O Inpi ainda informa que a partir do radar, será possível:

  • Identificar tecnologias passíveis de exploração no território nacional, sem violação dos direitos patentários;
  • Identificar eventuais parceiros para licenciamento ou desenvolvimento conjunto de tecnologias;
  • Atualizar-se sobre o desenvolvimento tecnológico em diferentes setores;
  • Subsidiar atividades de P&D;
  • Prever e identificar novos produtos e/ou tecnologias emergentes no mercado;
  • Fundamentar decisões de investimento;

Avanços

O Radar Tecnológico permitirá, entre outros aspectos, identificar tecnologias passíveis de exploração no território nacional, sem a violação de direitos patentários (liberdade de operação), além de estimular negociações e parcerias para o desenvolvimento tecnológico.

Considerar a informação contida em patentes como instrumento para avaliação do cenário de determinado setor tecnológico gera subsídios para a gestão dos direitos de propriedade industrial (PI).

Da Redação em São Paulo
Com informações do Instituto Nacional da Propriedade Industrial